Uai Entretenimento

Phoenix chega a BH com show enérgico e cheio de hits

Entre a série de artistas e bandas que se apresentam neste sábado (27) no Festival Planeta Brasil, na Esplanada do Mineirão, um dos destaques é a banda de indie rock Phoenix. Habitualmente enérgicos no palco, Thomas Mars, Laurent Brancowitz, Christian Mazzalai e Deck D'arcy apresentam o show do disco Ti amo às 21h, no Palco Norte, logo após a apresentação do grupo O Rappa e antes do DJ brasileiro Vintage Culture. 
  
Formada em Versailles, na França, em 1997, a banda passou esses 21 anos de carreira transitando por diferentes estilos musicais. No primeiro deles, United (2000), o grupo apresentou uma abordagem orgânica. Em Alphabetical (2004), eles introduziram synths eletrônicos e flertaram com o jazz.  It's never been like that, de 2006, mostrou que os quatro estavam no caminho certo, apesar de não aparentarem ter potencial para ser mais do que uma banda local. 
 
Foi somente com o quarto disco, Wolfgang amadeus phoenix (2009), que eles alcançaram projeção mundial e se tornaram objeto de culto. O álbum se estabeleceu como clássico da música alternativa e trouxe à tona hits como Liztomania e 1901. Passada a euforia em torno do trabalho, o grupo voltou ao estúdio apenas quatro anos depois e lançou o disco Bankrupt!. Apesar de não ter obtido o mesmo sucesso que o trabalho anterior, o álbum se destacou entre a crítica especializada. 
 
Com Ti amo, lançado em 2017, o Phoenix mostra que tem fôlego para encarar uma nova jornada, desta vez misturando idiomas e mergulhando de cabeça no synthpop, o que faz do disco uma espécie de segundo ato de Bankrupt!. Nas 10 faixas presentes no disco, Mars canta em inglês, francês e arrisca algumas palavras em italiano.
Embora as músicas não tenham emplacado, os principais singles não deixam de marcar presença no setlist dos shows. Entre elas, estão J-boy, a faixa-título Ti amo e Goodbye soleil. Outras músicas como Tuttifrutti e Fior di latte não chegam a animar, mas soam como essenciais a esse trabalho. 
 
Em sua passagem anterior pelo Brasil, em novembro passado, como uma das atrações do Popload Festival, em São Paulo, o público demonstrou empolgação nos clássicos. Portanto, a banda não se poupou. Apresentou músicas de diversas fases da carreira, inclusive uma do primeiro disco - If i ever feel better -, bem como uma série de sucessos do quarto álbum. 
 
Talvez seja influência da esposa de Thomas Mars  - o músico é casado com a cineasta Sofia Coppola -, mas o espetáculo é tão musical quanto imagético por conta das projeções no fundo do palco, que fazem até do simples nome da banda algo interessante. 
 
Abaixo, confira o clipe do single Ti amo

 
 
 
.