Radiohead processa Lana Del Rey por supostamente copiar 'Creep'

'Get free', música presente no último disco da cantora é comparada com o grande hit da banda britânica

por Estado de Minas 08/01/2018 12:09
YouTube/Reprodução
Lana Del Rey está sendo processada pela banda britânica Radiohead. (foto: YouTube/Reprodução)
Lana Del Rey confirmou no domingo (7), por meio de uma publicação em seu Twitter, que está sendo processada pela banda Radiohead por supostamente copiar a música Creep, lançada pelos britânicos no disco Pablo honey, de 1993. A música em questão é Get free, presente no último álbum da cantora, Lust for life, lançado em 2017. 

''O processo é verdade. Apesar de eu saber que minha música não foi inspirada em Creep, o Radiohead sente que foi e quer 100% dos direitos de publicação'', escreveu a norte-americana em seu perfil. ''Eu ofereci 40% do lucro dos últimos meses mas eles só aceitam 100. Seus advogados são incansáveis, então eu tratarei disso em julgamento'', explicou.

Vale lembrar que, no passado, o Radiohead foi processado por plágio justamente pela música Creep. À época, a canção foi  comparada à The air that I breath, da banda The Hollies, lançada em 1974. Após um acordo, os compositores da canção, Albert Hammond e Mike Hazlewood foram incluídos nos créditos da composição do Radiohead. 
 
Creep foi o primeiro single lançado pelo grupo britânico. Apesar de ser uma das músicas mais celebradas do Radiohead, as rádios britânicas se recusavam a tocá-la na época de seu lançamento, afirmando se tratar de uma música ''muito deprimente''. Décadas depois, a música foi escolhida pela VH1 como uma das melhores músicas da década de 1990, além de ter sido considerada a terceira melhor canção indie de todos os tempos na lista All time indie top 50

Tanto Lana quanto Radiohead estão com passagens marcadas para o Brasil. A cantora será uma das atrações da edição 2018 do festival Lollapalooza Brasil e sobe ao palco no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no dia 25 de março. Já a banda britânica desembarca no Brasil para duas apresentações como atração principal do festival Soundhearts, no dia 20 de abril, no Rio de Janeiro, e no dia 22, em São Paulo. 
 
Confira as músicas: 


MAIS SOBRE MUSICA