Uai Entretenimento

Radiohead processa Lana Del Rey por supostamente copiar 'Creep'

Lana Del Rey confirmou no domingo (7), por meio de uma publicação em seu Twitter, que está sendo processada pela banda Radiohead por supostamente copiar a música Creep, lançada pelos britânicos no disco Pablo honey, de 1993. A música em questão é Get free, presente no último álbum da cantora, Lust for life, lançado em 2017. 

''O processo é verdade. Apesar de eu saber que minha música não foi inspirada em Creep, o Radiohead sente que foi e quer 100% dos direitos de publicação'', escreveu a norte-americana em seu perfil. ''Eu ofereci 40% do lucro dos últimos meses mas eles só aceitam 100. Seus advogados são incansáveis, então eu tratarei disso em julgamento'', explicou.

Vale lembrar que, no passado, o Radiohead foi processado por plágio justamente pela música Creep. À época, a canção foi  comparada à The air that I breath, da banda The Hollies, lançada em 1974. Após um acordo, os compositores da canção, Albert Hammond e Mike Hazlewood foram incluídos nos créditos da composição do Radiohead. 
 
 
Creep foi o primeiro single lançado pelo grupo britânico. Apesar de ser uma das músicas mais celebradas do Radiohead, as rádios britânicas se recusavam a tocá-la na época de seu lançamento, afirmando se tratar de uma música ''muito deprimente''.
Décadas depois, a música foi escolhida pela VH1 como uma das melhores músicas da década de 1990, além de ter sido considerada a terceira melhor canção indie de todos os tempos na lista All time indie top 50

Tanto Lana quanto Radiohead estão com passagens marcadas para o Brasil. A cantora será uma das atrações da edição 2018 do festival Lollapalooza Brasil e sobe ao palco no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no dia 25 de março. Já a banda britânica desembarca no Brasil para duas apresentações como atração principal do festival Soundhearts, no dia 20 de abril, no Rio de Janeiro, e no dia 22, em São Paulo. 
 
Confira as músicas: 



.