Grammy Latino 'tem noite de Despacito'

O 'hit-chicletes' de Luis Fonsi e Daddy Yankee ganhou quatro prêmios Grammy, entregues em Las Vegas. Tiago Iorc, Nando Reis, Daniel e Mart%u2019nália foram destaques brasileiros

por Divirta-se 18/11/2017 11:40
Kevin Winter/AFP
Kevin Winter/AFP (foto: Kevin Winter/AFP )

Despacito, sucesso global de Luis Fonsi e Daddy Yankee, levou quatro troféus do Grammy Latino, entregues na quinta-feira, em Las Vegas (EUA). A canção obteve os prêmios de melhor música do ano, melhor gravação, melhor fusão (pela versão com Justin Bieber, que alcançou o topo do ranking Hot 100 da Billboard) e melhor vídeo em versão curta.

“Este prêmio é trabalho em equipe, há muita gente envolvida. Daddy Yankee, obrigado por se juntar a nós”, disse Fonsi ao receber o prêmio de melhor gravação, que dedicou, entre lágrimas, à família e a Porto Rico, onde nasceu. Desde setembro, os porto-riquenhos se recuperam da devastação causada pelo furacão Maria.

O Grammy Latino de álbum do ano foi para Salsa big band, de Rubén Blades, com Roberto Delgado e sua orquestra. O trabalho do veterano panamenho levou também o prêmio de melhor álbum de salsa.



HIP-HOP


O rapper porto-riquenho Residente, com nove indicações ao Grammy, ganhou duas estatuetas: melhor álbum de música urbana (por Residente, ambicioso projeto baseado em um estudo de seu genoma) e pela canção Somos anormales.

“A arte não tem a ver com números, então parem de falar de quantidade de seguidores, quantidade de views, e comecem a falar de música”, disse Residente.

O dominicano Vicente García, de 34 anos, levou o prêmio de artista revelação, acumulando três Grammy. A la mar, produzido por Eduardo Cabra, conquistou o prêmio de melhor álbum cantor/autor e  Bachata en Kingston levou a estatueta na categoria canção tropical.

A maioria dos prêmios foi entregue na Première, cerimônia que antecede à grande festa transmitida pela TV, à qual nem Luis Fonsi nem Daddy Yankee compareceram.

BRASIL

Entre os brasileiros premiados estão Tiago Iorc, que levou o Grammy Latino de melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa por Troco likes ao vivo, e Nando Reis, por Jardim – Pomar, na categoria melhor álbum de rock ou música alternativa em língua portuguesa.

O cantor Daniel levou o prêmio de melhor álbum de música sertaneja, com Daniel, enquanto Aline Barros venceu na categoria de melhor álbum de música cristã (língua portuguesa), com Acenda a sua luz. Mart’nália ganhou o prêmio de melhor álbum de samba/pagode, com + Misturado.

O prêmio de melhor álbum de MPB foi para Edu Lobo, Romero Lubambo e Mauro Senise, por Dos navegantes, e o de melhor canção em língua portuguesa para Ana Vitória com Tiago Iorc, por Trevo (Tu). Na categoria álbum de música de raízes brasileiras, a vencedora foi Bruna Viola, por Ao vivo – Melodias do sertão.

MAIS SOBRE MUSICA