Família confirma morte do roqueiro Tom Petty

Músico, líder da banda The Heartbreakers, sofreu um ataque cardíaco em sua casa em Malibu

AFP
Seu trabalho ficou marcado por músicas como 'American girl' e 'Don't come around here no more'. - Foto: Robyn Beck/AFP
O roqueiro Tom Petty morreu nesta segunda-feira, 02, aos 66 anos, após sofrer um ataque cardíaco, anunciou sua família, horas após sua internação em um hospital de Los Angeles. ''Em nome da família, estamos desolados ao anunciar a prematura morte do nosso pai, marido, irmão, líder e amigo Tom Petty''.

Petty - que com sua banda The Heartbreakers compôs vários hits - sofreu uma parada cardíaca nas primeiras horas da segunda em sua residência de Malibu, Califórnia, segundo a família. Ele foi levado a um hospital de Los Angeles, mas não conseguiu se recuperar e às 20H40 local ''morreu pacificamente (...) cercado por sua família, seus companheiros de banda e amigos'', informou o comunicado.

O site TMZ e o canal CBS haviam informado a morte do músico, o que provocou furioso desmentido da filha de Petty. O TMZ, especializado em celebridades, foi o primeiro a noticiar que Petty havia sido encontrado inconsciente e sem pulso em sua casa em Malibu, no domingo.

Não tinha atividade cerebral quando chegou ao hospital ''e tomaram a decisão de desconectar os aparelhos que o mantinham artificialmente com vida'', revelou o TMZ. Depois, a emissora de televisão CBS, citando fontes policiais anônimas, também anunciou a morte do roqueiro

Mas o Departamento de Polícia de Los Angeles negou ser a fonte da informação. Citando o TMZ, a revista Rolling Stone publicou o obituário de Petty, com uma declaração da lenda do rock Bob Dylan, que tocou com ele no Traveling Wilburys.

Mas uma das filhas do roqueiro, a artista Annakim Violette Petty, afirmou que ele permanecia vivo no hospital, apesar de seu estado grave, e criticou a revista. Pouco depois, no entanto, Annakim, deu a entender que o pai enfrentava problemas graves de saúde. ''Este foi o dia mais longo de minha vida'', afirmou.
A confusão provocou reações de espanto nas redes sociais.

Muitos fãs e celebridades já haviam publicado recordações do músico antes da confirmação da morte por parte da família. ''Amei Tom Petty e cantei suas canções porque queria saber o que se sentia ao voar'', tuitou o cantor John Mayer, citando a música Wildflowers

Petty, que ficou conhecido por sucessos como American Girl, Don't Come Around Here No More e I Won't Back Down, havia concluído na semana passada uma turnê para marcar os 40 anos de sua banda, The Heartbreakers
.