Antonio Meneses e Celina Szrvinsk fazem recital para piano e violoncelo no Teatro Bradesco

Duo incluiu obras de Piazzolla e Ginastera ao programa, que tem ainda Schumann e Shostakovich

por Márcia Maria Cruz 29/08/2017 08:30

Beto Novaes/EM/D.A.Press
Os dois se apresentam juntos há 11 anos. (foto: Beto Novaes/EM/D.A.Press)

A pianista Celina Szrvinsk e o violoncelista Antonio Meneses fazem o quinto recital dos Concertos Teatro Bradesco do Centro Cultural Minas Tênis Clube nesta terça, 29. No programa do recital estão composições de Robert Schumann (1810-1856), Dmitri Shostakovich (1906-1975), José Guerra Vicente (1907-1976), Alberto Ginastera (1916-1983), Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e Astor Piazzolla (1921-1992).


Discutido em conjunto, conforme destaca Celina, o programa leva em conta peças que ambos tenham prazer de tocar. ''Schumann abre esse recital à guisa de prelúdio romântico, à parte do contexto do século 20 que escolhemos. O Adagio é ótimo para começar, cria uma atmosfera poética e prende a atenção. Daí pulamos para a consagrada sonata de Schostakovich, a única escrita para violoncelo, e que funciona como eixo central do programa'', diz. A dupla faz novo salto temporal para as obras dos brasileiros Villa-Lobos e Guerra Vicente e dos argentinos Ginastera e Piazzola. ''São autores vizinhos de tempo e espaço, cuja proximidade, contudo, nada reprimiu de suas exuberantes individualidades'', diz Celina.

Sobre a inclusão de obras dos argentinos no programa nesta nova edição da longa parceria entre ambos, Meneses comenta: ''Além de fazer um repertório que é um apanhado do que a gente interpretou do início até agora, adicionamos uma peça do Ginastera e outra do Piazolla. Houve uma intenção não só de renovar, no sentido de fazer alguma coisa nova, mas no sentido de adicionar a esse repertório bastante clássico um mundo mais aberto, mais moderno''.

Idealizadora do projeto Concertos Teatro Bradesco, Celina é nome reconhecido no país como pianista, pedagoga e produtora musical.''Temos procurado corresponder, elaborando temporadas anuais de concertos com celebrados artistas brasileiros e internacionais. Esperamos desta forma contribuir para consolidar o Teatro do Minas Tênis Clube como um palco da mais alta exigência artística, entre os melhores do país'', afirma.

Celina ressalta que o piano é um instrumento sempre presente na música de câmara, em formações que se estendem dos duos aos quintetos e sextetos, percorrendo todas as épocas. ''Dentro desse universo, o repertório em duo com violoncelo é muito especial. Felizmente para nós, grandes mestres como Haydn, Beethoven, Brahms e Debussy tinham grande apreço pela cor sonora do instrumento. É um presente poder tocar esse inesgotável repertório e também uma tarefa desafiadora, pelo compromisso de comunicar ao público um legado artístico de tanta qualidade.''


Antonio Meneses é considerado pela crítica especializada um dos mais importantes violoncelistas em atividade.''No sentido da liberdade que essa parceria proporciona, é fácil tocar com Antonio, pois ele é um músico consumado e grande artista'', afirma. A dupla completa 11 anos de trabalho conjunto, com apresentações no Brasil e no exterior. ''Posso sonhar os voos musicais mais elevados, atingir o ideal de fazer música de forma espontânea e prazerosa'', diz ela.

CELINA SZRVINSK E ANTONIO MENESES
Recital de piano e violoncelo. Terça-feira (29/8), às 20h30, no Teatro Bradesco (Rua da Bahia, 2.244, Lourdes). R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia). Informações: (31) 3516-1360

MAIS SOBRE MUSICA