VMA consagra Kendrick Lamar e elege Ed Sheeran como artista do ano

Apresentada por Katy Perry, premiação contou com mãe de jovem morta em protesto antifascista em Charlotsville, na Virginia

por Estado de Minas 28/08/2017 08:47
Alberto E. Rodriguez/AFP
Kendrick 'incendiou' o palco da premiação com performance da música 'HUMBLE.' (foto: Alberto E. Rodriguez/AFP)
O rapper Kendrick Lamar deixou o MTV Video Music Awards 2017 com seis prêmios, incluindo o de melhor vídeo do ano com HUMBLE., categoria mais importante da noite. A cerimônia foi realizada na noite deste domingo, 27, em Los Angeles, nos Estados Unidos. 

Competindo em oito categorias, Kendrick ainda levou as de videoclipe de hip-hop e melhor direção. Ele também foi o responsável pela abertura da festa com uma performance que 'incendiou' o palco do VMA. 

O prêmio de canção do ano foi dado ao rapper Lil Uzi Vert, por XO Tour Llif3, do disco Luv is rage 1.5 (2017). Já o britânico Ed Sheeran roubou a cena ao apresentar a música Shape of you e foi considerado o melhor artista do ano
 
Com forte tom político, a premiação foi apresentada pela cantora Katy Perry. Além disso, a mãe de Heather Hayer, que morreu há duas semanas em um ataque de um simpatizante nazista em Charlotsville (Virginia), apresentou o prêmio de ''melhor combate ao sistema''

''Há apenas 15 dias minha filha morreu ao protestar contra o racismo. Eu sinto muita falta dela. Fico emocionada ao ver que tantas pessoas no mundo encontram inspiração em sua coragem'', declarou Susan Bro. 

Os indicados na categoria foram John Legend por Surefire, Logic e Damian Lemar Hudson por Black spiderMan, The Hamilton Mixtape por Immigrants (We get the job done), além de Sean por Light, Alessia Cara por Scars to your beautiful e Taboo e Shailene Woodley por Stand up/Stand n rock #NoDAPL. Todos foram considerados vencedores. 

MUDANÇAS A premiação, promovida anualmente pela MTV desde 1984, mudou as separações entre categorias para homens e mulheres e rebatizaram a estatueta entregue aos premiados. Antes chamada de ''Homem lua'', agora ela passa a chamar ''Pessoa lua''

A cerimônia ainda reservou prêmios para Twenty One Pilots, Kanye West, Khalid, Zedd, Alessia Cara e Zayn em colaboração com Taylor Swift. A cantora, apesar de não ter comparecido ao evento, lançou seu novo clipe, da música Look what you made me do, liberada na última sexta-feira, 25. 

A girl band Fifth Harmony, que levou o prêmio de melhor clipe pop pelo vídeo da música Down, gravado em parceria com o rapper Gucci Mane, causou alvoroço nas redes sociais colocando uma quinta integrante que foi ''expulsa'' durante a performance. Acontece que, no final do ano passado, Camila Cabello deixou o grupo de desde então se afastou de Normani, Dinah, Lauren e Ally. 

Abaixo, confira a lista completa dos vencedores do VMA 2017: 
 
Clipe do ano
Kendrick Lamar – HUMBLE.
 
Artista do ano
Ed Sheeran
 
Artista Revelação
Khalid
 
Melhor colaboração
Zayn & Taylor Swift – I don't wanna live forever
 
Melhor clipe pop
Fifth Harmony ft. Gucci Mane – Down
 
Melhor clipe de Hip Hop
Kendrick Lamar – HUMBLE.
 
Melhor clipe de Eletrônica
Zedd and Alessia Cara – Stay

Melhor luta contra o sistema
lack SpiderMan
The Hamilton Mixtape – Immigrants (We Get the Job Done)
Big Sean – Light" 
Alessia Cara – Scars To Your Beautiful
Taboo ft. Shailene Woodley – Stand Up / Stand N Rock #NoDAPL
John Legend – Surefire 
 
Melhor fotografia
Kendrick Lamar – HUMBLE.
 
Melhor direção
Kendrick Lamar – HUMBLE.
 
Melhor direção de arte
Kendrick Lamar – HUMBLE.
 
Melhor efeito visual
Kendrick Lamar – HUMBLE.
 
Melhor coreografia
Kanye West – Fade
 
Melhor edição
Young Thug – Wyclef Jean
 
Música do verão
XO Tour Llif3 – Lil Uzi Vert

MAIS SOBRE MUSICA