Sábado cultural vai movimentar a Praça da Assembleia

Programação gratuita conta com aula de musicalização com o violonista Weber Lopes e show da banda Pato Fu

por Redação EM Cultura 04/08/2017 09:00

Myriam Villas Boas/Divulgação
Weber Lopes dará aula de violão para crianças. (foto: Myriam Villas Boas/Divulgação)

Tudo bem que as férias já terminaram e a rotina voltou ao normal. Mas ainda dá para a garotada se divertir – e muito. Um bom programa é participar da aula coletiva de musicalização com o violonista Weber Lopes e o percussionista Geovanne Sassá, que lançaram o disco infantil Pé de sonho. A dupla será uma das atrações do projeto Aprendendo a crescer – Música para todos os sentidos, que será realizado na Praça Carlos Chagas, em frente à Assembleia Legislativa, no sábado (5/8). Também tem show do Pato Fu por lá. Todas as atividades são gratuitas.

Além de familiarizar a meninada com o universo melódico, a aula coletiva tem papel importante na socialização, diz Geovanne Sassá. ''A criança entra na música de forma lúdica e espontânea, sem muita teoria. É uma oportunidade para explorar os ritmos brasileiros, além da história e da característica de cada instrumento'', explica.

A proposta não se limita a ensinar a tocar instrumentos. ''Desde cedo, a criança passa a se envolver com a cultura. Aprende a ouvir o seu próprio eu, a transpor limites e a expandir os horizontes internos'', completa Sassá. A atividade, marcada para as 17h, receberá 40 alunos.

Objetos utilizados em casa – como baldes, copos, colheres e canudinhos de PVC – ajudarão na dinâmica da oficina. Serão tocadas faixas do disco Pé de sonho. ''Trabalhamos o caráter lúdico: animais, bruxas, floresta, família, medos e rimas. É interessante o fato de as crianças conseguirem compor e misturar ritmos'', conta Weber Lopes.

A faixa Medo de quê? é uma das preferidas do violonista. Aliás, ela foi composta a partir dos relatos de crianças. ''Essa não pode faltar no repertório de sábado. Trabalhar com os meninos é bem delicado, é um público sincero'', observa Weber Lopes.

O novo CD de Weber e Sassá está previsto para este ano. Toninho Ferragutti e Zeca Assumpção estão entre os parceiros do álbum. ''Músicos de diferentes horizontes, eles contribuem desmedidamente. Nesse trabalho, trazemos a evolução do grupo, apesar de serem as mesmas temáticas: o olhar da criança, linguagem, expressões e o universo das dúvidas'', conclui o violonista.

 

PATO FU Outra atração na Praça da Assembleia será o Pato Fu. O projeto da banda dedicado aos baixinhos traz releituras de hits de Rita Lee (Ovelha negra), Zé Ramalho (Frevo mulher) e do próprio grupo (Sobre o tempo), entre outros, tocados com instrumentos de brinquedo. Fernanda Takai e companheiros costumam incluir no repertório até Bohemian rhapsody, hit da banda inglesa Queen.

 

PROGRAMAÇÃO
• 9h30 às 10h30: Oficina de construção de instrumentos musicais. Com Anaís Della. 20 alunos
• 10h30 às 11h30: Oficina de construção de instrumentos musicais. Com Anaís Della. 20 alunos
• 11h30 às 12h20: Espetáculo Desafios urbanos – interação entre o circo e a cidade
• 16h às 17h: Musical O Tubarão Martelo e os habitantes do fundo do mar
• 17h às 18h30: Aula coletiva de música com Weber Lopes e Geovanne Sassá. 40 alunos
• 18h30 às 19h30: Show Música de brinquedo. Com Pato Fu

Sábado (5/8). Praça Carlos Chagas (Praça da Assembleia), Bairro Santo Agostinho. Evento gratuito

MAIS SOBRE MUSICA