Juiz de Fora recebe a tradicional semana de música antiga

Evento reúne convidados do Brasil e do exterior com toda a programação gratuita

Reprodução/Internet/Venice and its lagoons
(foto: Reprodução/Internet/Venice and its lagoons)
Juiz de Fora, na Zona da Mata, é palco do 28º Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. O tradicional evento reúne artistas, grupos, orquestras, palestras, oficinas e lançamentos, com convidados do Brasil e do exterior e, melhor, toda a programação tem entrada franca. Realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, o festival começa neste domingo à noite, com concerto do grupo Atempo, especializado em música medieval. Com instrumentos de época, o grupo apresenta Cantilena instrumental, formado de músicas de fins do século 12 ao século 15.

Esta edição presta homenagem ao compositor italiano Claudio Monteverdi (1567-1643), pelos 450 anos de seu nascimento. O destaque é a ópera Il ballo delle ingrate (O baile das ingratas), que encerra a programação, no próximo domingo. A montagem, concebida especialmente para o festival, tem como solista a mezzo-soprano espanhola Nerea Berraondo, e direção artística da soprano brasileira Rosana Orsini.

A obra de Monteverdi, que estreou em 1608, será analisada em duas palestras do professor Carlos Alberto Figueiredo (UFRJ). Na sexta-feira, o Teatro Navegante de Marionetes, de Ouro Preto, também presta homenagem com o espetáculo O organista, que fala sobre tradição com muita música e cenário barroco.

A programação artística inclui, segunda-feira, na Igreja do Rosário, o concerto de cravo de Marco Brescia, que toca obras do espanhol Antonio Soler (1729-1783). O Quarteto BH Trompas se apresenta na terça, na Igreja São Sebastião e o Quinteto Villa-Lobos, na quarta, no Cine-Theatro Central. Antes de todos os concertos, o professor Rodolfo Valverde fará a apresentação do repertório.

28º Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga
Até domingo, 30 de julho.
Vários locais de Juiz de Fora (MG).
Entrada franca.
Programação completa e informações: www.promusicaufjf.com.br/festival/.

MAIS SOBRE MUSICA