Bob Dylan diz que Amy Winehouse foi a última artista original

Músico lança no dia 31 de março o álbum de estúdio, 'Triplicate', com versões de clássicos da canção norte-americana

por AFP 23/03/2017 18:58

Reprodução/Twitter
Bob Dylan também elogiou as cantoras Valerie June e Imelda May (foto: Reprodução/Twitter)
Bob Dylan elogiou Amy Winehouse, classificando-a como a última grande artista com estilo próprio, durante uma entrevista incomum publicada nesta quinta-feira no site do lendário músico americano. Em uma longa conversa com o escritor e jornalista Bill Flanagan, o último vencedor do Prêmio Nobel de Literatura fez elogios à cantora britânica de soul que faleceu em 2011, aos 27 anos. Ela foi a última grande personalidade que viveu por aqui", considerou.

Bob Dylan, de 75 anos, também elogiou duas cantoras vivas influenciadas pelo blues e folk, Valerie June e Imelda May. E, inesperadamente, disse gostar do trabalho da banda galesa de rock Stereophonics.

O compositor também falou de forma muito positiva sobre a lenda do folk Joan Baez, com quem namorou durante um período. O casal terminou nos anos 1960 e, décadas mais tarde, Dylan se desculpou pela forma como a tratou. "Sua voz era como uma sirene de alguma ilha grega. Apenas o som de sua voz te fascinava, era encantadora", sustentou.

"Você teria que se agarrar a um mastro como em Odisseia e tapar os ouvidos para não escutá-la. Ela fazia você se esquecer quem era", contou, fazendo referência ao poema épico de Homero.

O artista, que faz poucas declarações públicas, praticamente não falou sobre o prêmio Nobel e não viajou à Suécia para recebê-lo. Concordou em conversar com Bill Flanagan antes do lançamento de Triplicate, uma coleção de três discos que começará a ser vendida em 31 de março, no qual canta músicas popularizadas por Frank Sinatra.

Para Bob Dylan, reinterpretar a música faz parte da criatividade. "Sempre há um precedente, quase tudo é cópia de alguma outra", disse, indicando que os compositores muitas vezes se inspiram em artigos da imprensa, ou em romances.

"Uma vez que você tem a ideia, tudo que vê, lê, saboreia e cheira se torna uma alusão a isso. É a arte de transformar as coisas", disse.

"Você não serve à arte, a arte serve a você e é apenas uma expressão da vida, não é a vida real", declarou.

Em outro momento da entrevista, ironizou sobre sua reputação de ser um pouco insensível com outros músicos com quem compartilha o palco.

"Mas por que eles querem sair comigo? Eu saio com a minha banda quando estou em turnê".

Questionado sobre o que vê na televisão de seu ônibus quando está em turnê, Dylan respondeu, provavelmente de maneira sarcástica: "I Love Lucy, o tempo todo, sem parar".

MAIS SOBRE MUSICA