Baterista André 'Limão' comemora 30 anos de carreira com show

Mineiro se apresenta hoje no Cine Theatro Brasil Vallourec

por Ana Clara Brant 21/02/2017 10:30
Fabiana Pinheiro/Divulgalção
O baterista André "Limão" Queiroz faz show e lança DVD comemorativo das três décadas de carreira (foto: Fabiana Pinheiro/Divulgalção)
Em julho de 2015, o baterista mineiro André “Limão” Queiroz se apresentou durantes dois dias no Cine Theatro Brasil Vallourec. Os shows foram gravados e resultaram no primeiro DVD do músico, que completa 30 anos de carreira. O resultado desse trabalho será conferido hoje, no mesmo teatro, a partir das 21h. “Vai ser uma oportunidade para quem foi naquela época rever esse projeto e também para quem não o viu poder conferir. Eu não poderia estar mais satisfeito e feliz”, celebra.

O DVD tem 11 faixas e duração aproximada de uma hora. Traz também making off, bastidores da gravação do show, depoimentos de renomados músicos da cena instrumental nacional e internacional e ainda alguns dos melhores solos criados e executados por André.

Para este projeto, o percussionista – que já tocou ao lado de grandes nomes da música, como Milton Nascimento, Esdras “Neném” Ferreira, Lincoln Cheib, Robertinho Silva e Santiago Reyther, entre outros – quis focar em seu trabalho autoral. Das 11 composições, quatro são do seu primeiro CD, lançado em 2012, e sete são inéditas. “Como já me apresentei e gravei com tanta gente, seria complicado reunir todos no palco e eu achava que seria a hora de mostrar meu lado compositor. As faixas não deixam de ser uma amostra dessas três décadas de estrada e mostram as minhas referências e influências”, diz.

Entre as canções, há uma em homenagem a Bituca, batizada de Milton. Piscina foi feita durante um dos seus treinos de natação, enquanto que Para os filhos revela o lado paternal do baterista. “Tem uma que gosto muito, que é Ventos da tarde no bambuzal, uma das minhas composições mais antigas e que foi criada na época em que eu ainda era estudante de música da UFMG e tinha um bambuzal lá no câmpus. O vento batendo nele e o som que emitia me marcaram bastante”, recorda. A apresentação de logo mais vai contar com vários parceiros de palco: Beto Lopes (baixo elétrico e acústico), Magno Alexandre, Felipe Vilas Boas e Wilson Lopes se revesam na guitarra, Chico Amaral e Bernardo Fabris nos sopros, e as participações de Ulisses Luciano (trompete) e do pai de André, o trompetista Gílson Queiroz.

“A minha formação musical se deu dentro de casa porque, apesar do meu pai ser engenheiro de formação, ele sempre tocou e se reunia com os amigos. Tudo aquilo foi muito importante e me instigou a querer fazer parte daquele universo”, revela o músico, que também é professor de bateria e percussão popular na UFMG. Para ele, o que mais o orgulha nesses 30 anos foi ter conseguido se tornar um músico profissional e viver do que gosta. “Colocar a música em primeiro lugar e ter prazer em tocar é algo maravilhoso. Já fiz muita coisa bacana e certamente muita coisa virá daqui ainda”, ressalta.

Fabiana Pinheiro/Divulgalção
(foto: Fabiana Pinheiro/Divulgalção)
30 ANOS DE CARREIRA

Show de lançamento do DVD comemorativo de André “Limão” Queiroz. Hoje, às 21h, no Cine Theatro Brasil (Praça Sete, s/nº). Entrada franca. Ingressos podem ser retirados na bilheteria do próprio teatro, das 11h às 21h. O DVD será vendido a R$ 50.

MAIS SOBRE MÚSICA