Confira uma lista com os discos mais aguardados de 2017

O retorno de vários cantores e bandas está no cronograma musical deste novo ano, como Ed Sheeran e Manu Gavassi

por Rodrigo Neves* Correio Braziliense 12/01/2017 14:00

O ano de 2017 promete discos muito aguardados para quem acompanha a evolução das tendências da música. Diversos artistas estão com lançamentos previstos para chegar ao mercado a qualquer momento. Cantores pop com a responsabilidade de superar trabalhos anteriores e bandas que passaram um longo tempo fora dos holofotes fazem parte desta lista.

 

ADRIAN SANCHEZ-GONZALEZ / Divulgação
(foto: ADRIAN SANCHEZ-GONZALEZ / Divulgação)

Lorde
2013 foi o ano que revelou a cantora neozelandesa Lorde para o mundo. O álbum de estreia, Pure heroine, trouxe o seu maior hit: Royals. O sucesso lhe rendeu muitas semanas no topo na parada de singles dos EUA (Billboard Hot 100) e dois Grammys. Três anos depois, Lorde tem data marcada para voltar à ativa em uma apresentação no festival Coachella, em abril, na Califórnia. Músicas inéditas devem ser divulgadas até a data do evento.

 

Instagram/Reprodução
(foto: Instagram/Reprodução)

Taylor Swift
Depois do sucesso estrondoso do álbum 1989 (2014), Taylor Swift trabalha agora no próximo lançamento. O último álbum marcou a carreira da cantora por fugir da tendência country dos CDs anteriores para mergulhar completamente no pop. Recordes, diversos prêmios e uma turnê bem-sucedida foram os resultados desse último trabalho. Pouco se sabe do próximo lançamento, mas, considerando a trajetória de Taylor, é possível esperar um disco de boa qualidade.

 

Frazer Harrison/ Divulgação
(foto: Frazer Harrison/ Divulgação)

Katy Perry
O retorno de uma das maiores hitmakers da atualidade está muito próximo. A última canção inédita de Katy Perry foi Rise, tema das Olimpíadas Rio 2016, mas ela adiantou que o primeiro single do novo disco deve chegar ao público nos próximos dias com um videoclipe. Já faz um longo tempo desde Prism (2013), quarto trabalho de estúdio de Katy, que lhe rendeu os hits Roar e Dark horse.

 

Ethan Miller/Getty Images/AFP
(foto: Ethan Miller/Getty Images/AFP)

Ed Sheeran

A divulgação do novo álbum do cantor Ed Sheeran já começou. O britânico liberou recentemente dois singles de uma vez, as canções Shape of you e Castle on the hill, que já fizeram o cantor quebrar recordes em todas as plataformas digitais. O novo disco, intitulado ÷ (divide), chega ao circuito após um hiato anunciado pelo ruivo há dois anos e dá sequência ao sucesso do álbum X (2014), marcado por hits como Sing e Thinking out loud.

 

Objetiva Comunicação/Divulgação
(foto: Objetiva Comunicação/Divulgação)

Avril Lavigne
Mais de três anos afastada da carreira por conta de uma doença rara, Avril Lavigne está pronta para o retorno. Ao agradecer os fãs pelo apoio durante o período, Avril prometeu novidades para este ano. ''Estou muito feliz em anunciar que agora estou trabalhando em novas músicas e vou lançar um novo álbum em 2017. Eu não posso esperar para abrir e compartilhar meu coração com vocês! 2017 vai ser incrível!'', escreveu em suas redes sociais.

Mais rock

 

Reprodução Internet
(foto: Reprodução Internet)

Linkin Park
Confirmados no Brasil em março pelo Maximus Festival, os caras do Linkin Park devem trazer novidades muito em breve. O sucessor do último álbum The hunting party (2014) está quase pronto e chegará às lojas antes da apresentação de São Paulo. Eles prometem uma produção mais honesta e sem grande importância ao gênero atribuído às músicas.

 

 Instagram/Reprodução
(foto: Instagram/Reprodução)
 

 

Paramore
Com uma carreira marcada por muitos altos e baixos, o Paramore contou apenas com Hayley Williams e com o multi-instrumentista Taylor York para a criação do novo CD. O último e bem-sucedido álbum marcou a fase da banda como um trio, após a saída dos irmãos Josh e Zac Farro. Agora, mais uma perda — a saída do baixista Jeremy Davis — torna o quinto disco deles um dos mais aguardados.

 

Zackery Michael/Divulgação
(foto: Zackery Michael/Divulgação)


Arctic Monkeys
Já se passaram mais de três anos desde o lançamento do último álbum do Arctic Monkeys, o AM (2013). A pausa da banda seguiu com os integrantes ocupados em trabalhos paralelos. O vocalista Alex Turner lançou um CD e um EP com o The last shadow puppets. O baterista Matt Helders, participou da gravação do Post pop depression, de Iggy Pop. Recentemente, o grupo começou a se reunir em Sheffield, na Inglaterra, para trabalhar no sexto disco de estúdio.

Novidades no território nacional

Reprodução/Instagram
(foto: Reprodução/Instagram)


No cenário nacional, não poderia ser diferente. Grandes artistas que dominam a cena atual apresentarão novidades neste ano. Entre eles, Karol Conká, Johnny Hooker e Malu Magalhães. Outra grande aposta do pop brasileiro é a atriz e cantora Manu Gavassi, que acaba de assinar contrato com a gravadora Universal Music. Ela estourou em 2010 com os sucessos Garoto errado e Planos impossíveis.

Após sentir muita liberdade com primeiro EP independente, intitulado Vício (2015), a cantora seguiu com o mesmo ritmo no novo álbum, que vem sendo trabalhado desde o segundo semestre do ano passado e promete ser essencialmente pop.

“Eu estou participando de todas as etapas. É legal porque comecei muito novinha e agora vejo como me preocupo com todos os aspectos, desde a parte visual até a produção das músicas”, conta Manu em entrevista ao Correio. “Acho que isso traz a sensação de ser o meu primeiro CD, uma responsabilidade diferente”, completa.



O material tem previsão para ser lançado ainda neste semestre e traz um feito inédito na carreira de Manu. Pela primeira vez, ela escreveu canções em parceria, incluindo no CD três colaborações com a cantora Ana Caetano, do duo Anavitória.

“Ela começou uma música depois de um show meu e me mandou pelo whatsapp. Eu fui continuando e mandando pra ela. Depois, a gente juntou e nasceu a nossa primeira parceria”, revela. Elas, que são muito amigas, continuaram compondo juntas e as outras faixas surgiram naturalmente, segundo Gavassi.

 

* Estagiário supervisionado por Severino Francisco

MAIS SOBRE MÚSICA