Em lista com 30 músicas brasileiras essenciais, NY Times inclui MC Bin Laden, Deise Tirgona e MC Pikachu

Além dos funkeiros e dos clássicos da MPB e bossa nova, publicação também citou Sepultura e Nação Zumbi para falar dos ritmos do país sede da Olimpíada

por Estado de Minas 05/08/2016 18:36
Youtube / Reprodução
Música 'Bololo' de MC Bin Laden está na lsita (foto: Youtube / Reprodução)
Quais canções você escolheria para mostrar a música brasileira para o mundo? Às vésperas da Olimpíada do Rio, o jornal norte-americano The New York Times fez uma lista, com 30 músicas essenciais do Brasil. A seleção inclui grandes clássicos do samba, da bossa nova e da MPB, cantados por Pixinguinha, Noel Rosa, João Gilberto, Tom Jobim, Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, Chico Buarque, Milton Nascimento, entre outros que provavelmente estariam em qualquer listagem sobre música popular brasileira, sem nenhuma surpresa.

No entanto, para mostrar que nossos sons vão além “dos desfiles de carnaval e da bossa suave à beira da praia”, nas palavras deles, a reportagem incluiu alguns expoentes mais contemporâneos do funk carioca e paulista, como Deise Tigrona , MC Bin Laden e MC Pikachu, com suas letras nada adequadas para menores.

Alguns ícones do rock nacional, como Speultura e Chico Science & Nação Zumbi também foram lembrados com ‘Bloody roots’ e ‘Maracatu atômico’, respectivamente. Novos nomes da MPB, como Ava Rocha, também apareceram. Curioso é que nenhum representante do sertanejo, antigo ou “universitário” apareceu, mesmo sendo o ritmo mais comercializado no país.

Confira a lista completa abaixo. Você concorda com a seleção dos nova-iorquinos? Quais músicas você incluiria?

MAIS SOBRE MÚSICA