Uai Entretenimento

Projeto Expoente leva shows acústicos à Casa do Baile no domingo

Durante quatro domingos, até 21 de agosto, oito atrações vão fazer shows intimistas no local

Mariana Peixoto
Pedro Morais faz show no formato voz e violão - Foto: Anna Lara/Divulgação
Em meio às comemorações do título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Unesco ao conjunto arquitetônico moderno da Pampulha, a Casa do Baile recebe, depois de amanhã, a primeira tarde do projeto Expoente.

Durante quatro domingos, até 21 de agosto, oito atrações – entre cantores, compositores e bandas independentes de BH – vão fazer shows intimistas no local.

Com entrada franca, as apresentações ocorrerão no pequeno palco circular cercado por um espelho d’água, na área externa da Casa do Baile – atual Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Design.
O evento tem início às 15h, com shows mais para o fim da tarde.

Domingo, Pedro Morais (às 17h) e a banda Devise (às 18h30) abrem o evento. Morais promete apresentação de voz e violão. “Não faço tantos shows nesse formato. Quando faço, são bem pontuais. É muito gratificante a relação com a canção nesse momento, pois o público canta junto”, comenta ele.

Com três álbuns lançados – o mais recente é Vertigem (2014) –, Morais acredita que o formato intimista dá mais liberdade. “Com banda, você tem que ter tudo ensaiado. Sozinho, posso adaptar meu repertório, tocar algo mais antigo.”

O cantor e compositor tem buscado a simplicidade.
Passados quase três anos do lançamento de Vertigem, ele trabalha – sem pressa – no próximo álbum. “Já compus muitas coisas. Nos próximos meses, quero fazer imersão com alguns parceiros”, conta Morais, que se diz em “busca de uma estética diferente”.
No show, Devise experimenta nova sonoridade - Foto: Breno da Matta/Divulgação
NOVENTISTA O quarteto Devise – Luís Couto (voz e guitarra), Bruno Vieira (guitarra), André Carvalho (baixo) e Daniel Mascarenhas (bateria) – estreia no formato acústico durante o Expoente. Formada em 2011 e com um álbum lançado (Lume, de 2013), a banda aposta na sonoridade noventista, com muitas guitarras. Tanto por isso, o show de domingo deu um certo trabalho.

“Quem for nem vai acreditar que é a gente”, comenta Luís Couto a respeito do formato acústico da apresentação. “Mesmo que nosso som venha muita da guitarra, compus a maioria das músicas ao violão. Então, tive que fazer uma adaptação, rearranjei algumas canções. Esse formato faz com que a gente volte ao início da composição”, continua ele. Couto cita como influências Oasis, Lô Borges e Skank. “Os brasileiros flertam com referências inglesas, que vêm muito dos Beatles”, afirma.

Grupo selecionado pela Converse para o Rubber Tracks, que grava novas bandas em estúdios de ponta, Devise foi chamado para a segunda edição do projeto. Já gravou quatro faixas e vai registrar outras quatro em janeiro. O material estará no segundo álbum do quarteto.

EXPOENTE

24/7: Pedro Morais e Devise
31/7: Jennifer Souza e Vaga Luz
7/8: Alessandro e André Travassos e Leo Marques
21/8: Laura Lopes e Ligalingha

Das 15h às 20h. Casa do Baile, Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha.
Entrada franca..