Com direito a drag queens, Carnaval de BH ganha diversidade

Com shows de ex-participantes de 'RuPaul's drag race', folia também toma conta das boates da capital mineira

04/02/2016 13:00
Divulgação/Eleganza
Festa anima o público a partira das 22h30, na Josefine Club (foto: Divulgação/Eleganza)
Oficialmente, o Carnaval só começa no próximo sábado, 6 de fevereiro, mas o clima de festa vem tomando conta das ruas de Belo Horizonte há algumas semanas. Muito além das populares marchinhas, casas norturnas da capital preparam opções para aqueles que não querem abrir mão da diversão neste feriado.

Com shows de drag queens internacionais, conhecidas por participarem do reality show RuPaul’s drag race (que já trouxe outras participantes para BH), a Josefine Club sedia o Carnaval Eleganza, um dos destaques do fim de semana.
 
Criada a pouco mais de um ano, a festa Eleganza é um dos carros chefes da noite deste sábado e, segundo o idealizador do conceito, Rafa Mártir, traz como proposta a liberdade e diversidade. “Queremos que as pessoas sintam-se a vontade para ser a grande queen que existe dentro delas e que, com isso, possamos ter um ambiente cheio de brilho e glamour”, comenta.

As atrações deste sábado têm como destaque Tatianna, ex-participante da segunda temporada do reality, e Yara Sofia, a miss simpatia da terceira temporada. Se isso já não bastasse para garantir a diversão, o line-up conta ainda com artistas belo-horizontinas, comandando não apenas o palco, mas também como Djs. “Todos podem esperar por performances carnavalescas, looks, ornamentação e drinks com a cara do Brasil, Carnaval e samba!”, avisa Rafa.
 
O line-up completo tem ainda Nicole Firce, Amber Ives, Bélgica e Francis Glam Glam no palco. No comando das músicas, as drags Monique Capuccine e Isabelle Gee comandam a noite, ao lado de Rafa Mártir, Bruno Alves e Ed Luiz.
 
RAINHA DE CERIMONIAS Quem frequenta a cena noturna de BH já conhece ou pelo menos ouviu falar de Francis Glam Glam. A rainha, que se denomina TransDrag, começou sua “carreira” aos 17 anos, quando se mudou para Belo Horizonte. “Dali conheci boates, shows, drags e fui me envolvendo, conhecendo e me identificando com esse universo”, comenta.
 
Reprodução/Victor Piroli
(foto: Reprodução/Victor Piroli)
“Foi bastante demorado e difícil encontrar um espaço para mostrar meu trabalho, mas mesmo assim nunca desisti. Conheci inúmeros produtores e várias drags, mas poucos são aqueles que dão oportunidade a quem está começando”, revela. Dificuldades a parte, Francis construiu um nome forte e vem animando as festas de Belo Horizonte. Já se apresentou em várias e é residente fixa, desde a segunda edição, da Eleganza.

“Sempre me apresento mesmo, mas não sei se agrado tanto assim”, brinca. “Mas na maioria das vezes, o público tem uma receptividade muito legal sobre minhas propostas de show, que vem sempre de algo mesclando o pop com a brasilidade, buscando pela originalidade”, completa.

Para sábado, a expectativa de Francis são as mais altas. “Como todos os fãs de drag queens no Brasil, estou ansiosa para conhecer mais duas grandes artistas”, afirma, referindo-se à Tatianna e Yara Sofia. Além disso, ela espera poder divertir o público mais uma vez com as “tiradas” no palco e um show “mostrando nossa cultura às nossas convidadas”.

“Meu show de sábado é uma homenagem à personagens icônicos da cultura, como Frida Kahlo e Carmem Miranda”, revela. Francis vai contar ainda com a ajuda da drag Nicole Firce em um show que exaltará a arte, a música brasileira e, principalmente, o samba.

CARNAVAL ELEGANZA COM TATIANNA E YARA SOFIA. Sábado, 6 de fevereiro, a partir das 22h30, na Josefine Club (Rua Antônio de Albuquerque, 729, Savassi). Os ingresso estão a venda pelo Sympla e variam de R$ 30 (segundo lote, pista) e R$ 100 (meet & greet). Mais informações estão disponíveis no evento da festa no Facebook.

MAIS SOBRE MÚSICA