Álbuns e canções de David Bowie reconquistam os tops de vendas

Recém-lançado 'Blackstar' e outros 13 discos devem chegar entre os 100 mais vendidos da semana

por AFP 12/01/2016 19:57

 

As vendas do último álbum de David Bowie, lançado apenas dois dias antes de sua morte, estavam nas nuvens nesta terça-feira (12) e encabeçavam várias listas dos discos mais populares. Blackstar foi o disco mais baixado em todo o mundo no iTunes da Apple nesta segunda-feira, o dia em que foi anunciada a morte do cantor britânico, segundo páginas especializadas da internet.

Outros discos de Bowie também reapareceram subitamente no topo das paradas, entre eles Nothing has changed, uma coletânea dos maiores sucessos de sua carreira lançada em 2014. Na Grã-Bretanha, a Official Charts Company informou que Blackstar está próximo de se tornar o álbum mais vendido da semana — a lista será divulgada na sexta-feira — e previu que outros 13 discos de Bowie voltarão a ocupar um lugar no top 100.

Jimmy King/Divulgação
Concebido em clima de despedida, álbum 'Blackstar' deve liderar vendas nesta semana (foto: Jimmy King/Divulgação)
Nos Estados Unidos, duas músicas de seu último trabalho já estavam no top 5 da Billboard, que examina também as redes sociais. As canções do disco, assim como sucessos de Bowie como Heroes, Under pressure com Queen e Let's dance, também subiam nas listas da gigante da música por Streaming, Spotify.

Bowie lançou o álbum na sexta-feira, dia em que completava 69 anos. O álbum foi aclamado pela crítica pelo fato do lendário músico haver provado, mais uma vez, sua capacidade de inovar ao som de um jazz difícil.

Poucos sabiam que o cantor lutava contra um câncer e que Blackstar seria sua última declaração artística. Rough Trade, uma loja britânica líder em tendências que também dirige a maior loja de discos de Nova York, informou que doará os lucros das vendas do álbum de janeiro às pesquisas sobre o câncer.

MAIS SOBRE MÚSICA