O que vem por aí: confira os próximos lançamentos da música pop

Entre as novidades, destaca-se o novo disco de Adele, '25'

29/10/2015 16:27

Divulgação
(foto: Divulgação)
Em 2013, Beyoncé surpreendeu o mundo ao lançar um disco totalmente sem divulgação. Simplesmente, em 13 de dezembro daquele ano, um álbum completo com videoclipes de todas as faixas estava disponível. A artista logo garantiu que a indústria fonográfica encerrasse aquele ano em festa. No ano passado, quem permitiu um bom ano para o mercado foi a nova queridinha do pop Taylor Swift. Com o álbum 1989, lançado em 27 de outubro, a artista bateu todos os recordes e se tornou a cantora com o maior número de vendas na primeira semana desde 2002.

Alguns nomes do mundo pop pretendem igualar o feito de Beyoncé e Taylor com seus novos materiais, que chegam às lojas a partir de novembro. A mais indicada a alcançar e até ultrapassar as marcas é a britânica Adele. Na última semana, a artista retornou com tudo ao reativar sua conta no Twitter, entrar no Instagram, revelar detalhes do esperado 25 e, finalmente, divulgar uma das faixas do disco, a canção Hello, que quebrou pelo menos três recordes no primeiro fim de semana de lançamento. Tornou-se o clipe mais assistido na internet em 24 horas, a faixa mais pedida na história das rádios dos Estados Unidos e a música mais executada em serviços de streaming.

 

 

 

O disco 25 é o terceiro da carreira de Adele e vem após quatro anos de hiato e uma delicada cirurgia nas cordas vocais. As primeiras informações eram de que o álbum seria lançado no fim do ano passado. Mas a própria artista admitiu que, naquela época, o material não estava como ela e os produtores gostariam. “Fiz um álbum sobre ser mãe, e era muito chato”, revelou em entrevista à rádio BBC. Em março deste ano, a Amazon italiana chegou a colocar o CD em pré-venda. No entanto, não passou de um erro da plataforma. Depois de todo esse mistério, 25 finalmente tem uma data oficial. Ele chega às lojas e aos serviços digitais em 20 de novembro. Até lá, ainda não se sabe se Adele divulgará algum outro single.

Sobre o álbum, ainda é feito mistério. Adele apenas revelou que este é um material de mudança, em que ela abandona a dor dos términos tão evidentes em 19 e 21. “Meu último disco foi sobre um rompimento e, se eu tivesse que classificar este, diria que é um álbum que fala de reatar relacionamentos. Estou fazendo as pazes comigo mesma. Compensando pelo tempo perdido”, escreveu em publicação no Twitter. Para essa mudança, a artista contou com a presença dos produtores Danger Mouse (Gnarls Barkley), Max Martin (que trabalhou com Britney Spears, Katy Perry e Celine Dion), Ryan Tedder (One Republic) e Tobias Jesso Jr.

Candidatos ao topo
Além de Adele, três artistas pop devem agitar o ano com seus novos materiais. O canadense Justin Bieber vem se destacando com os singles Sorry e What do you mean?, que marcam a nova sonoridade que promete estar evidente em Purpose, quarto CD da carreira, que será lançado em 13 de outubro. Ao flertar com a música eletrônica e o hip-hop graças aos trabalhos com Kanye West, Skrillex e Rick Rubin, Bieber deve mostrar um lado mais maduro e tem tudo para conquistar também um público mais velho.

No mesmo dia que o novo material de Bieber será lançado, outro disco chegará ao mercado. É Made in the A.M., do agora quarteto One Direction. Esse é o quinto CD da boyband e marca o primeiro trabalho oficial sem a presença de Zayn Malyk, que deixou o grupo de forma turbulenta em julho deste ano para seguir em carreira solo. Do material, a banda divulgou dois singles: Infinity, que foi revelado durante a pré-venda do álbum, e Drag me down, que está indo bem nas paradas mundiais.

Outra artista que deixa uma expectativa para 2015 é Rihanna. A cantora não lança álbum desde 2012, quando trouxe o elogiado Unapologetic. Mas este ano divulgou oficialmente três singles do novo material: Bitch better have my money, American oxygen e Four five seconds (em parceria com Kanye West e Paul McCartney). Além das canções Higher, James Joint e Only if for a night, que tiveram trechos revelados na web.

Não há data oficial de lançamento, a artista vem fazendo mistério. Sabe-se apenas que o disco será lançado ainda em 2015. Nos últimos dias, Rihanna divulgou o nome Anti, derrubando as expectativas de que o CD fosse se chamar R8, e também a imagem oficial da capa, que é um desenho em braile do artista israelense Roy Nachum.

Fique ligado
Purpose (Justin Bieber): 13 de novembro.

 

 

 

Made in the A.M. (One Direction): 13 de novembro.
25 (Adele): 20 de novembro.
Anti (Rihanna): até fim de 2015.

MAIS SOBRE MÚSICA