Musica

Festival I Love Jazz promove shows em homenagem a Frank Sinatra e Billie Holiday

Evento realiza pela primeira vez concurso de lindy hop, que terá aulas grátis

Ana Clara Brant

Taryn Szpilman, que se apresentou na edição passada, volta ao festival com tributo a Billie Holiday
A 7ª edição do Festival I Love Jazz presta homenagem ao centenário de nascimento de dois ícones da música mundial, Billie Holiday e Frank Sinatra. E não só. Com atrações gratuitas e de alto nível na Praça do Papa, o evento, que já faz parte do calendário de Belo Horizonte, também vai lembrar outros grandes nomes, como Nat King Cole, Benny Goodman e Kid Ory.


“Quando vi que tinha a coincidência dos 100 anos dos dois (Billie Holiday nasceu em 7 de abril de 1915 e Frank Sinatra em 12 de dezembro de 1915), achei que era mais do que apropriado levar isso para o Festival. Nós, da Happy Feet, vamos fazer uma homenagem ao Sinatra, o que será um tremendo desafio, enquanto a Taryn Szpilman volta ao evento reverenciando a Billie. Sem contar nas demais homenagens”, diz o trompetista Marcelo Costa, organizador do I Love Jazz e um dos integrantes do grupo Happy Feet Big Band.

Em 2003, a carioca Taryn Szpilman criou o espetáculo Tributo a Billie Holiday, em homenagem àquela que é considerada a maior cantora de jazz de todos os tempos. O musical, que tinha a participação de Miele contando as histórias da diva, foi um sucesso de público e crítica no Rio de Janeiro e em São Paulo. “Eu cantava e interpretava a Billie, inclusive, com uma caracterização perfeita do Fernando Torquatto. Ao lado da Rio Jazz Orchestra, tocamos os arranjos originais que ela cantava com as Big Bands nos anos 1940 e 1950. Respeitamos toda a estética e o clima musical dessa época”, afirma Taryn.

Uma pequena amostra desse tributo, agora com a denominação Lady Day, 100 anos de Billie Holiday, é o que a carioca apresenta no I Love Jazz no próximo sábado. Acompanhada do trio formado por seu marido, Claudio Infante (bateria e direção musical), Bernardo Bosísio (guitarra e piano) e Michel Barcellos (contrabaixo), Taryn vai interpretar os maiores sucessos de Billie Holiday entre os anos de 1934 e 1959, entrelaçados com histórias e fatos marcantes de sua conturbada biografia.

PRIVILÉGIO “No ano passado, já tive o privilégio de estrear no I Love Jazz e foi maravilhoso”, lembra a cantora, que ficou conhecida também por dublar a rainha Elsa na versão brasileira da animação da Disney, Frozen.

Além de Taryn e do Happy Feet Jazz Band, que vai se apresentar com uma formação de big band, com 14 músicos, reverenciando aquele que era conhecido como ‘A voz’, o festival traz o Benny Goodman Sextet Tribute, fazendo homenagem ao clarinetista e Rei do swing Benny Goodman (1909-1986); a banda de Montes Claros Dixielloyds, estreante no evento; os paulistas da Paulistanea Swing Band e dois grupos franceses: o 3 For Swing, numa homenagem ao lendário Nat King Cole (1919-1965) e o sexteto Mem’Ory, num tributo ao trombonista Edward “Kid” Ory (1886-1973).

Entre as novidades deste ano, acontece a 1ª Competição de lindy hop I Love Jazz. Dançarinos de todo o país, novatos e veteranos, subirão ao palco para uma disputa que promete ser divertida e cativante para o público. “Já faz três edições que a gente promove as aulas de lindy hop (dança que surgiu entre 1920 e 1930, nos Estados Unidos como uma mistura de outras danças; o breakaway, o charleston e o sapateado e que é dançada ao som principalmente de swing das Big Bands). É impressionante o sucesso que faz entre todas as gerações. E não é só em BH. É uma febre mundial. Por isso a ideia de realizar essa competição”, conta Marcelo Costa.

Durante os dois dias de festival, o grupo BeHoppers ensinará aos frequentadores os passos básicos do lindy hop. Qualquer pessoa pode participar. Basta chegar à Praça do Papa, de preferência usando calçados e roupas confortáveis.

PARA AMANTES DO JAZZ
Confira a programação do festival

Sábado (29/8)

15h – Aula de Lindy Hop
16h – Benny Goodman Sextet Tribute (Tributo a Benny Goodman)
17h30 – 1ª Competição de Lindy Hop I Love Jazz
19h – Taryn (Lady Day, 100 anos de Billie Holiday)
20h30 – Happy Feet Big Band (Tributo a Frank Sinatra)
23h30 – Rock Step Swing Party – Studio Bar

Domingo (30/8)

15h – Aula de Lindy Hop
16h – Dixielloyds
17h30 – Paulistanea Swing Band
19h – 3 For Swing (Tributo a Nat King Cole Trio)
20h30 – Mem’Ory (Tributo a Kid Ory)

FESTIVAL I LOVE JAZZ
Dias 29 (sábado), das 15h às 23h30, e 30 (domingo), das 15h às 20h30, na Praça do Papa. Todos os eventos são gratuitos, exceto o Rock Step Swing Party, que será realizado no Studio Bar (Rua Guajajaras, 842, Centro, (31) 3047-1020). Ingressos a partir de R$ 25 (www.sympla.com.br) Informações: facebook.com/festivalinternacionalilovejazz e www.ilovejazz.com.br