Musica

Songbook traz registro histórico das composições de Paulo Leminski

Arnaldo Antunes, Guilherme Arantes e Caetano Veloso são alguns dos nomes que participam do projeto

Correio Braziliense

Poeta ficou famoso por obras como 'Distraídos venceremos'
“Tem essas diferentes vertentes que, no caso de muitas pessoas, se opõem, mas na minha formação se conjugaram e se atritaram de modo a criar curtos-circuitos. Um poeta que viveu entre essas pontes foi o Paulo Leminski”, diz o cantor e compositor Arnaldo Antunes em um dos vários depoimentos de amigos e parceiros que fazem parte do Songbook Paulo Leminski. O livro, organizado pela filha do poeta ícone da contracultura, Estrela Leminski, é um registro histórico e documental de toda a produção criativa do compositor e músico.


Outros nomes ligados à efervescente manifestação artística brasileira, como Moraes Moreira, Caetano Veloso, Jorge Mautner, Guilherme Arantes e Fortuna deixaram registros da experiência de conviver com Leminski. “Ele deixava poemas pela casa inteira em guardanapos, caixinhas de fósforo, papel de embrulho”, diz o cartunista Fortuna ao lembrar o período em que o poeta curitibano ficou hospedado na casa dele em São Paulo.

O livro reúne partituras de 109 composições autorais (letra e música) e parcerias dele com outros artistas. A ideia, de acordo com Estrela, é que até mesmo músicos iniciantes possam tocar Leminski com o material, que também traz rascunhos originais, poemas e fotografias.

Estrela Leminski, que também é compositora e poeta, iniciou o trabalho há cerca de seis anos, quando se debruçou sobre todo o legado musical deixado pelo pai: de rabiscos em guardanapos a dezenas de fitas K7 com gravações caseiras. “Meu pai compôs demais. A carreira dele de compositor correu paralelamente e tão intensamente quanto a literária. Foi gravado por pessoas como Ângela Maria, A Cor do Som, Gilberto Gil, Ney Matogrosso e convocado para parcerias por pessoas fundamentais do Tropicalismo, da Vanguarda Paulista e da cena curitibana. Mas como ele não queria se dedicar a interpretar suas próprias composições tem muita gente que atribui canções dele como se fossem parcerias”, explica Estrela.

Além das músicas famosas de Paulo Leminski — Verdura, Luzes, Filho de Santa Maria e Se houver céu — o songbook revela partituras de dezenas de composições pouco conhecidas ou mesmo inéditas, como A você amigo, Tigre Royal e várias outras que estavam restritas às fitas K7 do artista. “Meu intuito é de que as pessoas tenham o conhecimento sobre o Paulo e as coisas inéditas feitas por ele. Sempre trabalhamos para divulgar a obra do meu pai. Quem tem 40 anos já conhece as músicas dele, mas a nova geração precisa conhecer também. Era essa amplitude que o meu pai queria”, conclui Estrela.

Songbook Paulo Leminski
Organização: Estrela Leminski. Iluminuras, 312 páginas. R$ 96