Musica

Maria Bethânia é homenageada na 26ª edição do prêmio da Música

Cantora que celebra 50 anos de carreira com shows em BH será estrela de cerimônia no próximo 10 de junho

Maria Bethânia, que se apresenta em Belo Horizonte neste fim de semana, será a grande homenageada na 26ª edição do Prêmio da Música Brasileira, no próximo dia 10 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os atores Alexandre Nero e Dira Paes comandarão a cerimônia de premiação. A artista cantará na abertura e no encerramento e terá sua trajetória lembrada por nomes como Alcione, Adriana Calcanhotto, Arnaldo Antunes, Antônio Nóbrega, Chico César, Johnny Hooker, Lenine, Mônica Salmaso, Zélia Duncan e o irmão Caetano Veloso.


A lista de candidatos ao prêmio tem, no total, 106 indicados em 16 categorias diferentes, que passam por samba, rock, erudito, eletrônica, instrumental e infantil. Eles foram selecionados por um júri especializado a partir de 977 CDs e 101 DVDs inscritos.

Entre os destaques, está a cantora Mônica Salmaso, que conseguiu quatro indicações. A artista paulistana concorre como melhor cantora, melhor álbum (Corpo de baile), melhor canção (Sedutora, de Guinga e Paulo César Pinheiro) e melhor arranjador (Lucas Reale em Corpo de baile).

A lista inclui ainda Ney Matogrosso, Fernanda Takai, Gilberto Gil e Hamilton de Holanda, todos com três indicações. O grupo baiano 'As ganhadeiras de Itapuã' também teve três indicações: Revelação, Melhor Grupo e Melhor Álbum (As ganhadeiras de Itapuã), na categoria Regional. A banda conta com a participação de 10 crianças, 6 músicos - que tocam instrumentos de corda e percussão - e mais 17 senhoras (Cantadeiras, Ganhadeiras, Lavadeiras).

A categoria revelação teve 170 artistas pré-selecionados e os finalistas foram: As ganhadeiras de Itapuã (BA), o violonista Jean Charnaux (RJ) e o pianista Luiz Guilherme Pozzi (PR). Já a categoria pop/rock/reggae/hip hop/funk teve o maior número de pré-selecionados: 145, seguida por MPB (86) e instrumental (73).

A principal novidade de 2015 fica por conta do site do evento (premiodemusica.com.br), transformado numa plataforma de streaming, no qual pode ser ouvido o trabalho de todos os indicados.