Musica

Pequeno Cidadão mostra em BH canções para crianças de todas as idades

Grupo é formado por Edgard Scandurra, Taciana Barros, Antônio Pinto e seus oito filhos

Mariana Peixoto

Estela tinha apenas cinco anos quando subiu ao palco para cantar pela primeira vez. Hoje, aos 11, já tem uma consciência maior de seu papel. Sabe quando errou a letra, quando desafinou. Mas também tem um posicionamento melhor de palco e serenidade. Quem faz a avaliação é seu próprio pai. O guitarrista Edgard Scandurra é uma das cabeças do Pequeno Cidadão, projeto criado em 1999 por ele, sua ex-mulher, a tecladista Taciana Barros, e o músico e compositor Antônio Pinto.


Com dois álbuns lançados (em 2009 e 2012), o grupo reúne o trio central com seus filhos. São oito, ao todo, como Daniel, o baixista da banda, com 27 anos, até a caçula Estela. Neste fim de semana, a turma faz dois shows, ambos no domingo, no Teatro Bradesco.


Nem sempre os oito filhos estão no show. “O objetivo não foi transformá-los em profissionais”, diz Scandurra. Cada um vai fazendo seu próprio caminho. Manu, a filha de Antônio Pinto, está gravando seu primeiro disco com 15 anos. Já Joaquim, filho de 16 anos de Scandurra, resolveu dar um tempo do grupo. “Acho que daqui a uns dois anos, quando passar a fase de ele querer se firmar como adulto, deve voltar.”

DO POP AO ROCK No show, o grupo apresenta canções que vão do pop ao rock psicodélico. Os temas são caros ao universo infantil: respeito com os animais, esporte, cidadania, ecologia. Para além da música, há ainda apresentação de malabares e vídeos.

Scandurra, que hoje se apresenta em Contagem e amanhã em Conselheiro Lafaiete com o Ira!, acredita que, a despeito da passagem do tempo, o Pequeno Cidadão poderá manter o formato de adultos e crianças. “O ideal não é ter uma banda só com os nossos filhos, mas com crianças que tenham o sonho de cantar. A Taciana, que é líder do projeto, quando viu que havia uma certa resistência das crianças mais velhas, começou a convidar filhos dos amigos para participar. Também já expandimos para um concurso de calouros, já que o Pequeno Cidadão nunca quis ser uma Família Dó-Ré-Mi”, conclui.

DIVERSÃO EM CENA

Pequeno Cidadão. Domingo, às 16h e às 19h, no Teatro Bradesco, Rua da Bahia, 2.244, Lourdes. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia).