Festival Furor traz shows, oficinas e contação de histórias na programação

Evento acontece em dois endereços no Bairro Cruzeiro

por Walter Sebastião 09/01/2015 10:19
Fábio Seixos/Divulgação
A banda fluminense Tereza toca amanhã no Mercado Distrital do Cruzeiro (foto: Fábio Seixos/Divulgação)
Pop de verão, leve, divertido e dançante. É o que promete o grupo Tereza (RJ), que toca amanhã, às 20h, no Mercado Distrital do Cruzeiro. A banda formada por amigos de infância de Niterói foi criada em 2011 e lançou o primeiro disco – 'Vem ser artista aqui fora' – em 2012. O CD é a base da apresentação em Belo Horizonte. O show faz parte da programação do festival Férias Urbanas Repletas de Ótimos Rolês (Furor), cujas atividades começam às 11h, com contação de história, no Parque Amilcar Vianna Martins, que também fica no Cruzeiro.


O Tereza é formado por Mateus Sanches (guitarra e teclado), João Volpi (baixo), Sávio Azambuja (guitarra e teclado), Rodrigo Martins (bateria) e Vinícius Louzada (vocal). Foi o vencedor, em 2012, do Prêmio Multishow na categoria Experimente, mas já havia vencido, em 2009, festival universitário na MTV que rendeu ao grupo apresentação ao vivo no programa Acesso, da emissora. Ganhou indicações de várias publicações de música e tocou em festivais de todo Brasil, entre eles o Transborda, em BH.

Para Sávio Azambuja, as canções que estarão no repertório da apresentação em BH que são a cara do som feito hoje pela banda são 'Sandau', 'Calçada da batalha' e 'Vamos sair para jantar'. “Todas têm espírito descontraído, são ensolaradas, têm vibe boa. Apostamos em pop direto, dançante, mais eletrônico, que levanta a galera”, explica o guitarrista apresentando aspectos caros ao grupo. Como todos os integrantes são compositores, as letras são variadas e intercalam momentos irônicos com outros mais sérios. “A mensagem é de alegria, porque show pede um momento assim”, avisa.

O berço da Tereza foi Niterói, de onde saíram todos os integrantes, amigos desde a infância, hoje com média de idade entre 24 e 26 anos. O interesse pela música veio na adolescência, mas era atividade paralela, inclusive de cursos (design, engenharia, comunicação e direito) na universidade. Quando chegaram à final do festival da MTV, ainda no camarim, combinaram que se ganhassem trancariam os cursos. Agora estão preparando novo disco, a ser lançado no primeiro semestre deste ano.

“Vivemos momento de dar mais um passo, de encarar o desafio do segundo disco. O conseguido até aqui foi muito bom, mas queremos mais. O projeto é reforçar nossa identidade e fazer música que agrade às pessoas”, conta Sávio Azambuja. Bandas de que eles gostam: Paralamas (inclusive, fazem cover de 'Alagados' – “é muito boa a soma de brasilidade, africanidade, Police e guitarra tropical”, elogia Sávio), Nação Zumbi e Mombojó. Moleques, ouviam Titãs e RPM, entre outros. A dica de novidade de Sávio é o Silva, do Espírito Santo.

o que ver

Sábado

Parque Amilcar Vianna Martins
» 11 h – Contação de história
» 12h – Picnic slow food
» 15h – Oficina de artesanato


Mercado Distrital do Cruzeiro
» 20h – Tereza (RJ)
» 21h – Toda Deseo (Performance)


Dia 13
Mercado Distrital do Cruzeiro
» 19h30 – Dom Pepo
» 21h – O Terno
» 22h – DJ Amplis

Férias Urbanas Repletas do Ótimos Rolês – Furor
Programação de shows, oficinas, artes cênicas. Sempre às terças e sábados, até dia 31. Mercado Distrital, Rua Opala, s/nº, Mercado do Cruzeiro, e Parque Municipal Professor Amílcar Vianna Martins, Rua Cobre, 114, Cruzeiro. Classificação: livre. Ingressos: de atividades gratuitas até R$ 60. Informações: (31) 3284-0709 e pelo Facebook.

MAIS SOBRE MUSICA