Grammy anuncia primeiros indicados de 2014: confira a lista

Miley Cyrus, Taylor Swift, Coldplay, Sam Smith e Iggy Azalea estão entre astros lembrados pela organização

por Fernanda Machado AFP 05/12/2014 21:27

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Youtube/Reprodução
Revelação do ano, Meghan Trainor conseguiu sua primeira indicação pelo hit 'All about that bass' (foto: Youtube/Reprodução)
Taylor Swift, Iggy Azalea, Pharrell Williams e Sam Smith foram os primeiros nomeados ao Grammy nesta sexta-feira, em uma lista onde predominam artistas mulheres e que terminará de ser anunciada até o final do dia. Quatro categorias chave foram anunciadas no noticiário matutino da CBS, enquanto o apresentador Ryan Seacrest revelou os candidatos a uma quinta categoria um pouco mais tarde.

Estas primeiras candidaturas apontam para a predominância de cantoras mulheres de R&B. Azalea, uma rapper e modelo australiana, foi nomeada à Gravação do Ano pelo primeiro sucesso que coloca no mercado, "Fancy". Nesta categoria, competem também Meghan Trainor com "All About That Bass", Taylor Swift com "Shake It Off", "Stay With Me" de Sam Smith e "Chandelier" de Sia, uma australiana também influenciada pelo R&B que conseguiu sua primeira nomeação depois de duas décadas de carreira.

Apesar da nomeação de "Shake It Off", o grande sucesso da ex-cantora country, agora pop, Taylor Swift, seu álbum "1989" - o mais rentável em 12 anos - foi estreado tarde demais para entrar na competição. Já o britânico Sam Smith, com sua canção "Stay With Me" e seu primeiro álbum "In The Lonely Hour", é até o momento o artista com o maior número de nomeações: além de Gravação do Ano, também compete nas categorias de Melhor atuação pop solo e Melhor álbum pop vocal.

Também receberam indicações a cantora Miley Cyrus, pelo álbum "Bangerz" - com o qual conseguiu se desvincilhar da imagem de ex-estrela da Disney - e o autor do êxito mundial e viral de "Happy", Pharrel Williams, que já havia sido nomeado a um Oscar este ano como Canção Original pelo filme "Meu Malvado Favorito 2".

A lista quase completa de nomeados (com 82 das 83 categorias) será publicada até às 19H00 da GMT, 17H00 no horário de Brasília, pelo site oficial do Recording Academy (Grammy.com). A categoria restante, Álbum do ano, será anunciada em um show especial a partir das 03H00 da GMT, 02H00 em Brasília, nesse sábado. Os ganhadores dos prêmios mais importantes da música serão conhecidos em uma festa em Los Angeles no dia 8 de fevereiro. No ano passado, a noite foi dominada pela dupla francesa de eletrônico Daft Punk.

A seguir, os primeiros nomeados à 57ª entrega dos prêmios Grammy:

- Gravação do ano

"Fancy", Iggy Azalea com Charli XCX

"Chandelier", Sia

"Stay With Me", Sam Smith

"Shake It Off", Taylor Swift

"All About that Bass", Meghan Trainor



- Melhor atuação pop solo

"All of Me", John Legend

"Chandelier", Sia

"Stay With Me", Sam Smith

"Shake It Off", Taylor Swift

"Happy", Pharrell Williams



- Melhor canção de rock

"Ain't it Fun", Hayley Williams e Taylor York

"Blue Moon", Beck Hansen

"Fever", Dan Auerback, Brian Burton e Patrick Carney

"Gimme Something Good", Ryan Adams

"Lazaretto", Jack White III



- Melhor álbum urbano contemporâneo

"Sail Out", Jhené Aiko

"Beyoncé", Beyoncé

"X", Chris Brown

"Mali Is...", Mali Music

"Girl", Pharrell Williams



- Melhor álbum pop vocal

"Ghost Stories", Coldplay

"Bangerz", Miley Cyrus

"My Everything", Ariana Grande

"Prism", Katy Perry

"X", Ed Sheeran

"In The Lonely Hour", Sam Smith



- Melhor álbum country

"Riser", Dierks Bentley

"The Outsiders", Eric Church

"12 Stories", Brandy Clark

"Platinum", Miranda Lambert

"The Way I'm Livin'", Lee Ann Womack

MAIS SOBRE MÚSICA