Musica

Fernanda Takai é atração na última homenagem a João Donato em BH

Um dos pioneiros da bossa nova acreano completa 80 anos com série de shows na capital

Eduardo Tristão Girão

João Donato diz que ficou fã de Fernanda Takai assim que a ouviu cantando pela primeira vez
Será a sexta e última visita do pianista acreano João Donato a Belo Horizonte para o projeto que o homenageia pelos seus 80 anos. Tempo suficiente para conhecer vários sorvetes feitos na cidade (sua única exigência) e trocar momentos no palco com Toninho Horta, Aline Calixto, Dibigode e seu filho Donatinho, Marina de La Riva, Thiago Delegado e, hoje à noite, a cantora Fernanda Takai. Será no Centro Cultural Banco do Brasil.


“É um prazer desfazer a mala toda semana. Já estou acostumado ao carinho, receptividade, comida e cultura mineira”, elogia Donato. Entre os desdobramentos dessa temporada mineira, estão a participação numa faixa do próximo disco do violonista Thiago Delegado (que escreveu uma música em homenagem ao pianista) e o estreitamento dos laços com o grupo Bixiga 70 durante a etapa de Tiradentes do festival Mimo – em breve eles vão gravar juntos.

Sobre a colaboração com Fernanda Takai, Donato observa: “Desde a primeira vez que a vi na TV, virei seu fã. A voz é suave, doce e macia, qualidades que tinha a Nara Leão. Tanto é que Fernanda gravou aquele disco com repertório dela. Sempre gostei dela, desde o Pato Fu, e passei a gostar ainda mais quando tocamos juntos.” A primeira vez que dividiram o palco foi num show comemorativo dos 50 anos da bossa nova, em São Paulo.

No repertório dos dois estão canções conhecidas de Donato, como Gaiolas abertas, A paz e Lugar comum, além de Nunca mais (dele, Marisa Monte e Arnaldo Antunes) e Nagoya, que fez com Fernanda e seu marido, John Ulhoa, o guitarrista do Pato Fu. “Como eu sabia do parentesco dela com japoneses, pedi que fizesse a letra com o John. Ficou bastante interessante e ela chegou a gravar isso com uma cantora japonesa chamada Maki Nomiya.”

RETORNO O público de BH talvez não tenha tempo de sentir tanta saudade de Donato. O pianista promete para ano que vem contemplar a cidade na turnê que fará ao lado do pianista cubano Chucho Valdés, a partir de abril. “Vamos gravar essas apresentações e esse material dará origem a um disco”, avisa Donato. Paralelamente, o artista trabalha em suíte sinfônica baseada em movimentos dos compositores Claude Debussy e Maurice Ravel, com estreia prevista para março.

JOÃO DONATO E FERNANDA TAKAI
Nesta quarta, às 20h, no teatro 1 do Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450, Funcionários). Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada), à venda na bilheteria e na internet. Informações: (31) 3431-9400.