Racionais MC's concorre na categoria de melhor espetáculo no Prêmio Multishow

Doze anos após último disco de inéditas, banda que moldou o rap brasileiro retoma produção em estúdio e vai lançar álbum em dezembro

por Ângela Faria 28/10/2014 13:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Mano Brown durante show dos Racionais em BH, no último mês de agosto; foi ele quem divulgou lançamento de álbum para dezembro, após encerramento de turnê comemorativa (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Agora é oficial: o grupo Racionais MCs lança seu novo disco a cinco dias do Natal, em 20 de dezembro. O show está marcado para o Espaço das Américas, em São Paulo. O aguardado CD chega a público 12 anos depois do último álbum de inéditas, 'Nada como um dia após o outro dia', que trazia clássicos do rap brasileiro como 'Negro drama', 'Eu sou 157' e 'Da ponte pra cá'.

 

Veja fotos de show especial dos Racionais MCs em BH

 

Desde maio, a banda faz turnê especial para comemorar seus 25 anos de estrada – o show em BH foi realizado em 22 de agosto e lotou o Chevrolet Hall. A temporada seria encerrada em 25 de outubro em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, mas a banda adiou a última apresentação de sua temporada especial para 21 de novembro, no espaço uberlandense Acrópole Eventos. A data foi mudada por causa do segundo turno das eleições presidenciais, realizada no dia 26.

Na noite desta terça-feira, 28 de outubro, o grupo de rap paulistano disputa o Prêmio Multishow 2014 na categoria melhor show com pesos-pesados da MPB. A apresentação especial dos 25 anos de carreira de Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue concorre com 'Atento aos sinais' (Ney Matogrosso) e 'Gilbertos samba' (Gilberto Gil).

Paralelamente à turnê do projeto especial de 25 anos, coordenado pela produtora Boogie Naipe, que cuida da carreira dos rappers, o grupo faz shows pelo país atendendo à demanda de contratantes. Em 28 de novembro, por exemplo, a banda volta a BH para se apresentar no Galopeira, no Bairro Prado. Se os mineiros derem sorte, o grupo pode apresentar algumas das novidades do novo disco.

Criado no fim dos anos 1980 por Pedro Paulo Soares Pereira (Mano Brown), Kleber Geraldo Lelis Simões (KL Jay), Paulo Eduardo Salvador (Ice Blue) e Adivaldo Pereira Alves (Edi Rock) – vindos de favelas e da periferia paulistana –, o Racionais MCs é considerado a principal banda do rap nacional. Suas letras denunciam o racismo, a desigualdade social e a violência sofrida em periferias e favelas do país.

O grupo lançou os discos 'Holocausto urbano' (1990), 'Escolha o seu caminho' (1992), 'Raio-x do Brasil' (1994), 'Sobrevivendo no inferno' (1997) e 'Nada como um dia após o outro dia' (2002), além de duas coletâneas e dois álbuns ao vivo.

MAIS SOBRE MÚSICA