Ator, cantor e compositor

Gero Camilo faz show em BH para divulgar novo disco

Artista vai do rock ao forró com 'Megatamainho', show de seu segundo CD autoral, de mesmo nome.

Ângela Faria
- Foto: Gabriel Quintão/divulgação
Ele joga nas três – TV, cinema e teatro –, mas também adora cantar. O ator Gero Camilo desembarca sábado em BH para divulgar o segundo disco autoral, 'Megatamainho', com 12 faixas. Otto, Luis Caldas e Vanessa da Matta são alguns de seus parceiros.


“Como ator uso a máscara, como cantor a audácia. Daí um ajuda o outro na performática ação das palavras e sons”, explica Gero. “O importante é que a poética sobreviva ao mercantilismo da arte e nos surpreenda com resistência. Não gosto da ideia de passar por este mundo sendo ou fazendo uma única coisa para o resto da vida”, afirma ele.

No teatro, Gero brilhou em peças como 'Aldeotas' e 'A casa amarela'; no cinema, atuou em 'Cidade de Deus', 'Carandiru', 'Assalto ao Banco Central' e 'Madame Satã'; como músico, homenageou Chico Anysio e Arnaud Rodrigues com a releitura de Baianos e Os Novos Caetanos. “Sinto-me recomeçando a carreira mais uma vez. De fato, poderia me acomodar enquanto ator e por aí ficar.

Mas tem umas coisas que quero muito contar, cantar e deixar pra humanidade. Não dá pra desistir”, afirma.

A sonoridade de Gero é “pro mundo”, como ele gosta de dizer. Cearense, o ator cresceu ouvindo os conterrâneos Belchior, Fagner, Ednardo e Rodger Rogério. O DNA musical é nordestino, mas isso não significa prisão. “Não me acomodo a gênero nenhum, nem à tal MPB. Ao ouvir o CD percebe-se logo a minha liberdade de caminhos. Vou do rock ao samba e ao forró”, resume.

Os manguebeats Otto, Toca Ogan e Bactéria são companheiros de jornada, assim como Criolo, autor de Chuchuzeiro, uma das faixas de 'Megatamainho'. Não se trata de rap, mas de um xote “político sensual”. Gero explica: “É um encontro do Criolo com nossas origens, pois nossos pais são cearenses”.

'MEGATAMAINHO
'
Show de Gero Camilo. Teatro Bradesco, Rua da Bahia, 2.244, Lourdes, (31) 3516-1360. Sábado, às 21h. Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada).
Informações: (31) 3516-1360.

.