Musica

Virada Cultural atrai multidão às praças de BH em madrugada dedicada à música

Milhares de espectadores acompanharam shows de Diogo Nogueira, Aline Calixto, Toquinho com Orquestra Arte Viva, Coletivo ANA e outros grandes nomes locais e nacionais

Fernanda Machado Estado de Minas

Diogo Nogueira e a Orquestra Sesiminas abriram série de shows na Praça da Estação, que recebeu público estimado em 20 mil pessoas segundo a Polícia Militar
Foi ao som de samba que tiveram início as atividades musicais da Virada Cultural de BH, na noite deste sábado, 30. Acompanhado pela Orquestra Sesiminas, o carioca Diogo Nogueira começou tocando para 3 mil pessoas na Praça da Estação, palco central da maratona de shows. Ao longo da apresentação, o público chegou a 20 mil pessoas somente na praça, segundo estimativa da Polícia Militar. Nos outros palcos da Região Centro-Sul, milhares de pessoas acompanhavam as atrações que atravessaram a madrugada.

 

Veja fotos das atrações que atravessaram a noite na Virada Cultural de BH

 

O sambista foi sucedido no palco pelas presenças mineiras de Aline Calixto e Flávio Renegado. Para o casal José Eduardo Soares, de 43 anos, e Claudirene das Graças, de 40, do Bairro São Lucas, a capital mineira é celeiro de grandes talentos da música. "Por ser de graça e com ótimos artistas, a Virada deveria acontecer pelo menos uma vez por mês", comentou Claudirene. Raimundos (às 0h30) e o Baile da Saudade (às 2h) concluem a lista de atrações da madrugada, mas a Praça da Estação volta a ser cenário para a música com show de Paula Fernandes às 17h30 deste domingo, 31.

 

Confira a programação completa da Virada Cultural e nossas dicas para aproveitar ao máximo cada atração

 

Coletivo ANA - Amostra Nua de Autoras - representou novos talentos da composição mineira em primeira apresentação no palco da Praça Sete, que receberá maratona ininterrupta até as 19h de domingo
Praça Sete

Já na Praça Sete, coração do hipercentro de Belo Horizonte, o pontapé inicial ficou por conta do Coletivo ANA - Amostra Nua de Autoras. O grupo de mulheres que representa a nova geração de compositoras da música mineira subiu ao palco às 19h. Mais tarde, as três integrantes do Caffeine Trio deram sequência à representação feminina com apresentação de repertório inspirado em diversas vertentes do jazz.


No caminho para casa, Sueli Rufino deparou-se com a atração em pleno hipercentro e, apesar de não ter planejado com antecedência, decidiu ficar por ali e acompanhar a música. "Estava voltando do trabalho e fomos atraídos pelo show", contou a vendedora, que ficou na praça acompanhada do marido e de três filhos.

 

A banda Javalli e e o encontro da Orquestra de Câmara Opus com Derico deram sequência à programação na praça, que ainda conta com Brascubazz, Thiago Delegado, Dibigode, OSEX, Cool Box Band, Acir Antão e outros grandes nomes locais e regionais em uma maratona ininterrupta até as 19h deste domingo.

 

Toquinho se apresentou para multidão no Parque Municipal, que teve longa fila e outros espetáculos
Parque Municipal

Primeira atração confirmada da Virada Cultural 2014, o show de Toquinho ao lado da Orquestra Sinfônica Arte Viva provocou uma fila que começava no portão principal do Parque Municipal, na Avenida Afonso Pena, e chegava à Alameda Ezequiel Dias. A área verde no coração de BH tinha a entrada mais disputada da noite, uma vez que abriga cinco palcos e um teatro. A fila para a comédia 'Queijo, comédia e cachaça' também impressionava pelo tamanho.

Entre os fãs do compositor que aguardavam a vez de passar pelos portões do parque, causou irritação a proibição da entrada com alimentos ou bebidas. As estudantes Júlia Rodrigues e Iara Bozon desistiram de enfrentar a grande fila ao saber que não poderiam levar consigo os lanches que preparam especialmente para enfrentar a maratona cultural. "Não acho certo essa restrição, só porque estão vendendo bebidas lá dentro", reclamou Júlia. "O parque é público", frisou a jovem. A reportagem verificou que nem mesmo garrafas d'água eram permitidas.

O palco principal onde Toquinho se apresentou com a orquestra foi inaugurado às 19h30 com show da banda Fio da Navalha, formada por Rodrigo Borges, Ian Guedes, Paulinho Carvalho, Carlos Ivan e Mauro Beléu. Marina Machado foi a segunda atração da noite, com apresentação que começou às 21h. Toquinho e Orquestra Viva ocuparam o espaço a partir das 22h30, e deram sequência à programação que ainda incluiu Juliana Perdigão (às 1h), Júlia Ribas com Banda Cebna (às 2h), Todos os Caetanos do Mundo (3h30) e a Cia Baobá Minas (5h).