Musica

Hamilton de Holanda lança álbum com 24 temas para bandolim

Um dos maiores nomes da música instrumental no Brasil, especialista em chorinho, Hamilton de Holanda dá aula na internet sobre o instrumento

Kiko Ferreira

Hamilton de Holanda teve o cuidado de se cercar de um grupo de músicos do primeiro time
É comum o argumento de que muitos alunos não respeitam mais professores nem conseguem acompanhar as aulas porque o ritmo, o desenho e dinâmica das aulas não são interessantes. Quem quiser estudar o bandolim de 10 cordas, criação do músico e compositor Hamilton de Holanda, tem no projeto Caprichos e no álbum homônimo dois instrumentos que fogem da suposta chatice das aulas expositivas e formam uma proposta sedutora que fornece ferramentas tanto para aprendizagem e exercício de instrumentistas como para fruição de quem só procura uma boa música para ouvir e se inspirar.


A ideia, contemplada com o Prêmio Funarte de Música Brasileira, começou quando Hamilton começou a solfejar livremente, num exercício sem maiores pretensões. Gostou do resultado, ligou o celular e gravou a primeira das “historinhas de melodias”. E assim foi por alguns dias, até que viu que elas começaram a formar um conjunto. Como mestre Paganini, autor dos famosos caprichos para violino que são paradigma e desafio para instrumentistas do mundo todo, o brasiliense nascido no Rio de Janeiro chegou a seus 24 caprichos.


Eles estão gravados com som de alta definição e se encontram divididos igualmente nos dois CDs do álbum e disponíveis no site hamiltondeholanda.com/ caprichos, com direito a comentários e textos esclarecedores sobre cada tema e partituras, que podem ser baixadas nos formatos .pdf ou XML, que permitem ao estudioso criar seu próprio arranjo ou adaptar a composição para outro instrumento. O músico convoca ainda o internauta a comentar, modificar ou simplesmente criar novas melodias e enviar de volta pelo próprio site.


Com oito caprichos para bandolim solo e 16 compostos para dividir com outros instrumentos, o projeto sintetiza os 15 anos dedicados à composição e a técnica desenvolvida para o instrumento. Antes de comentar alguns dos caprichos, vale ressaltar que os músicos que acompanham Hamilton são de primeiríssima linha: André Mehmari (piano), André Vasconcellos (baixo), Bebê Kramer (acordeom), Gabriel Grossi (harmônica), Guto Wirtti (baixo), Rafael dos Anjos (violão), Rogério Caetano (7 cordas) e Thiago da Serrinha (percussão). Os temas, tão claramente didáticos, e demonstram a habilidade do executante em traduzir lembranças, ambientes, paisagens, influências, gêneros e até traduções livres dos estilos de outros mestres e gurus.


Se alguns caprichosos soam mais próximos do que ele chama de “poesia de notas musicais”, como os caprichos Da Lua, Do Sol e Do retirante, outros sugerem geografias sonoras (De Espanha, Do Oriente, Venezuelano), loas a grandes autores (Do Luperce, De Pixinguinha, Bachiano, De Donga, De Raphael e Do Carmo) e outros apenas saborosos exercícios de livre composição (Da hora, De chocolate) ou reverência a ritmos e estilos musicais (De choro, De valsa). Um trabalho que sobrevive bem como um conjunto de boas composições ou como peças didáticas instigantes e inspiradoras para estudiosos do bandolim e da música brasileira.