Musica

Manu Gavassi aposta em tom autoral para novo disco

'Clichê adolescente', novo álbum da cantora, apresenta 12 faixas compostas exclusivamente por ela

Ana Clara Brant

"Sempre gostei de escrever sozinha, é o meu melhor método, e também de fazer a melodia"
No primeiro disco da carreira, Manu Gavassi tinha 17 anos, e foi ali que conquistou um público que até hoje se mantém fiel, os adolescentes. Mesmo já estando na maioridade, com 21, a cantora paulista, que também está mostrando sua faceta de atriz na pele de Paulinha, na novela 'Em família', da TV Globo, quis fazer uma espécie de brincadeira e batizou seu segundo trabalho fonográfico, que acaba de sair pela Midas Music, como 'Clichê adolescente'. “Além de ser o nome de uma das faixas, acho que a adolescência é a fase mais intensa da vida, principalmente nas questões afetivas. A gente acha que vai morrer por amor, que nunca mais vai conseguir gostar de alguém, e quis brincar um pouco com isso. Acho que meu público cresceu junto de mim, mas ao mesmo tempo ainda tem crianças, pré-adolescentes e adolescentes que curtem o meu som”, afirma Manu, que canta e toca violão desde os 13 anos.


Todas as 12 faixas são assinadas por ela. Só por ela. Não que a artista rejeite qualquer parceria, mas prefere um processo de criação mais solitário. “Sempre gostei de escrever sozinha, é o meu melhor método, e também de fazer a melodia. O primeiro CD, (o homônimo 'Manu Gavassi') não foi um projeto totalmente autoral, mas esse sim. Mesmo tendo poucos anos de diferença de um para o outro, a gente muda muito”, analisa.

Os dois álbuns da carreira da cantora e atriz, que começou a vida artística fazendo covers de Taylor Swift e Justin Bieber, tiveram o dedo do produtor Rick Bonadio, que, aliás, também mostra o seu lado de músico no disco, tocando baixo, teclado e fazendo programações.

Em 'Clichê adolescente', Manu — que se tornou um das divas teen — mantém sua pegada pop, mas transita pelo country, rock contemporâneo e ainda traz referências de bandas e artistas que admira como Lumineers, John Mayer e a escocesa Nina Nesbitt.

Todas as canções têm veia romântica, seja lamentando o fim de um relacionamento, exaltando como é bom acordar ao lado da pessoa amada ou descrevendo o arrebatamento de uma paixão. Aliás, o namorado da cantora e compositora, o ator e cantor Chay Suede, revelado no programa 'Ídolos', faz participação especial na música Segredo. “Pelo fato de termos a mesma profissão, para mim acrescenta demais. Um confia muito e contribui para o trabalho do outro, e isso é ótimo”, comenta.

Além de assinar todas as composições e cantar, Manu Gavassi fez questão de dar palpites em todo o processo de feitura do segundo CD, ao contrário do que ocorreu com o projeto de estreia. “Do começo ao fim, participo absolutamente de tudo, dos arranjos às vírgulas. Em todas as etapas”, resume.
 
Ouça 'Segredo', parceria de Manu Gavassi e Chay Suede para o disco 'Clichê adolescente':