Musica

Marina Machado e Lula Queiroga "disputam" microfone do Granfinos

Mineira e pernambucano se apresentam no projeto Meio de campo, que acontece no sábado, 16

Ana Clara Brant

Lula Queiroga promete música de Pernambuco com harmonia de MG

Uma partida de futebol cujos craques são a cantora mineira Marina Machado e o cantor, compositor e poeta pernambucano Lula Queiroga. Cada um vai “jogar” 45 minutos. Depois do tempo regulamentar, eles se enfrentarão durante a prorrogação de meia hora. Está estranhando? Na verdade, os dois vão participar sábado, 16, no Granfinos, do projeto Meio de campo, que tem o objetivo de promover o encontro da música produzida em Minas Gerais com a de outras regiões.


O formato da iniciativa usa como metáfora o jogo de futebol, com direito a partida, intervalo e prorrogação. “Estamos aí para jogar, né? Espero que, além do jogo e da prorrogação, o juiz dê uns acréscimos e promova disputa de pênaltis. Tenho certeza de que será uma experiência muito bacana”, brinca Lula.

Marina Machado abre o jogo acompanhada de Celinha Braga (vocais), Alexandre Mourão (baixo), Lenis Rino (bateria), Tiago Borba (violões e ukelele) e Richard Neves (teclados), com o repertório de seu último disco, Quieto um pouco, além de fazer um apanhado de toda a carreira.

Lula apresenta um mix de sua trajetória com repertório inspirado em seu último trabalho, o CD Todo dia é o fim do mundo. Ele estará acompanhado de Lucky Luciano Queiroga (baixo), Tostão Queiroga (guitarra), Thiago Hoover (guitarra) e Jean Pierre (sampler e teclados).

Prorrogação

As surpresas devem ficar por conta da prorrogação. Marina, que chegou até a passar réveillon na casa de Lula Queiroga, no Recife, é só elogios ao amigo. Ela considera o pernambucano um dos melhores letristas do país. Os dois ainda não fecharam o repertório. “A gente tem se falado pelo telefone. Acho que Discovery, música dele que gravei com o Milton Nascimento em um dos meus discos, deve fazer parte de nosso show. Lula é muito fã do Clube da Esquina, pode ser que a gente toque algo nesse sentido. Vamos decidir aos 45 do segundo tempo”, diverte-se a cantora.

O pernambucano reforça as referências mineiras em seu trabalho e no de Lenine, parceiro habitual. Isso se dá especialmente na harmonia. “Música é muito maior do que ensaio. Você está ali solto, livre, e vai sentindo a história. Muitos shows meus se desenrolaram assim e foram ótimos. Não há muito mistério: como a gente já tem sintonia, o resultado será bacana”, garante.

MEIO DE CAMPO


Com Marina Machado e Lula Queiroga. Sábado, 16, a partir das 22h.
Granfinos. Av. Brasil, 326, Santa Efigênia
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) %2b 1 peça de roupa em bom estado ou 1kg de alimento não perecível. Vendas: no local e www.sympla.com.br.
Informações: (31) 3241-1482.