Musica

Tau Brasil lança o disco 'Nas trilhas do Mucuri', em homenagem à terra natal

Cantor apresenta trabalho com show no Granfinos nesta sexta

Carlos Herculano Lopes

Um antigo sonho do compositor e cantor Tau Brasil era homenagear sua região, o Vale do Mucuri. E é isso que ele faz com o CD 'Nas trilhas do Mucuri'. O show de lançamento do disco, que vem apresentado pelo poeta, cantador e pesquisador da cultura popular de Minas Gonzaga Medeiros, será hoje, no Granfinos.


Nascido em Fronteira dos Vales, antiga Pampam, Tau Brasil (que atualmente mora em Contagem) está feliz com o momento de celebração do vale. “Todas as músicas têm temática ligada à minha região, que é muito rica culturalmente, mas pouco conhecida no resto do estado”, afirma Tau Brasil, que assina algumas faixas do CD.


Para enriquecer ainda mais o trabalho, no qual, entre outros segmentos sociais são lembradas as lavadeiras, os índios, as rezadeiras e as comunidades quilombolas, o cantor convidou artistas da região. “Estão comigo, para minha alegria, Sérgio Moreira, que é de Teófilo Otoni; Carlos Farias, de Maxacalis; Efraim Maia, de Nanuque; Bilora, que nasceu em Santa Helena de Minas; e Pereira da Viola, de São Julião”, conta o músico. Artistas como Miguel Canguçu, Cida e Francisca, Augusto e Artur, Ivone Ferrira também participam.

Tau Brasil, que já foi premiado em 16 festivais Brasil afora, conta que a metodologia utilizada no novo disco se baseou, principalmente, na história oral, em casos ouvidos e recolhidos na região. “Os mais velhos são nossa biblioteca. Escrevemos, mas são eles que guardam a sabedoria”, filosofa o cantor. Os arranjos foram assinados por Sérgio Moreira, Airton Prates e Bilora.

Nas trilhas do Mucuri
Show de lançamento do disco de Tau Brasil, com convidados. Sexta-feira, às 22h. Granfinos, Avenida Brasil, 326, Santa Efigênia. Ingressos:  R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Informações: (31) 3398-3596.