Bandas Divergência Socialista, Senhor Clôde & Dom Esteves e Cinco Rios se apresentam no Granfinos

Grupos participam da primeira edição do minifestival Work in Progress

Mariana Peixoto 01/08/2013 06:00
Camila Buzelin/Divulgação
(foto: Camila Buzelin/Divulgação)
No pé da árvore genealógica está o grupo Divergência Socialista. Banda seminal do underground belo-horizontino, com três décadas dedicadas ao experimentalismo, há tempos é figura bissexta nos palcos. Retorna esta noite como uma espécie de anfitriã informal da primeira edição do Work in Progress, minifestival no Granfinos que pretende ir de encontro ao pós-punk da década de 1980 e seus desdobramentos. O show também serve como lançamento do CD Substância – Divergência Socialista – Marcelo Dolabela & parceiros. A seu lado, outras bandas que comungam não só ideias, como também integrantes: Senhor Clôde & Dom Esteves, Cinco Rios, Zanzara e Pausa Para, essas duas últimas em participações especiais.

“Vai ser um encontro interessante, pois, apesar da diferença de idades, a sonoridade é muito parecida. São cinco bandas, mas existe um diálogo entre elas que vem lá de trás”, afirma Dolabela, referência para mais de uma geração de bandas. De acordo com ele, pela primeira vez em 30 anos o Divergência Socialista conta com uma formação fixa, com Francesco Napoli (guitarra), Dota (baixo) e Ana Gusmão (bateria). Na voz, além do próprio Dolabela, está Silma Bijoux O’Hara. “A Ana foi aluna do Mário Castelo, estudou muito Clube da Esquina; o Francesco tem muita referência no grunge; e o Dota, do punk. Então, hoje a banda tem visões diferentes para arranjos, estruturas harmônicas”, resume Dolabela.

Com essa nova formação, o grupo já conta com pelo menos 20 músicas inéditas. No show de hoje, que terá como convidados Ronaldo Gino (Virna Lisi), Gato Jair e Fabiane Andropov (vozes, os dois da primeira formação do Divergência Socialista), serão executadas faixas de Substância, que compila toda sua história. Já Senhor Clôde & Dom Esteves (seus titulares, Clôde Franco e Délio Esteves também tiveram passagens pelo Divergência, entre outras bandas) lançam o EP O movimento tá parado.

WORK IN PROGRESS
Show com Divergência Socialista, Senhor Clôde & Dom Esteves e Cinco Rios. Nesta quinta-feira, a partir das 22h, no Granfinos (Avenida Brasil, 326, Santa Efigênia). Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Informações: (31) 3241-1482.

MAIS SOBRE MUSICA