Festival Tinta Fresca apresenta composições finalistas em execuções da Filarmônica de Minas Gerais

Seis peças criadas por novos compositores brasileiros abrilhantam o volume sinfônico nacional

por Ana Clara Brant 20/09/2012 09:07

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
André Fossati/divulgação
Quem compõe ou um maestro precisam da orquestra para mostrar seu trabalho, mas nem sempre eles têm isso à disposição (foto: André Fossati/divulgação)
Será conhecido nesta quinta-feira, 20, o vencedor do Festival Tinta Fresca 2012, concurso que tem o objetivo de identificar e fomentar a criação musical sinfônica por parte de compositores brasileiros natos ou naturalizados. Vinte e três peças foram inscritas.

Seis composições foram selecionadas pelo júri, formado por Mário Ficarelli, Marlos Nobre e Ronaldo Miranda. Elas serão executadas no Grande Teatro do Sesc Palladium pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, sob o comando do maestro assistente Marcos Arakaki. 

As escolhidas são Hybridus, de Andersen Viana; Noturno, de Carlos dos Santos; Contraste, de Hermilo Santana; Phoînix, de Luigi Antonio Irlandini; Cangaço de vida e morte, de Paulo Arruda; e O despertar de um sonho, de Rodrigo Hyppolito.

VANTAGEM
O maestro Arakaki explica que o Festival Tinta Fresca oferece a oportunidade ao compositor de ter sua peça interpretada por uma orquestra e de apresentá-la ao público, que pode conferir o que está sendo produzido pelos músicos do país.

“No caso do jovem instrumentista, ele sempre acaba tendo a chance de se apresentar sozinho ou com grupo de câmara. Quem compõe ou um maestro precisam da orquestra para mostrar seu trabalho, mas nem sempre eles têm isso à disposição – ainda mais em parceria com um grupo tão conceituado como a Filarmônica mineira, uma das mais importantes do país”, reitera o maestro.

Promovido desde 2008, o evento traz a público o que jovens compositores brasileiros têm criado para orquestra e dá uma ideia do tipo de linguagem empregada por eles.

“No caso das seis composições que vamos apresentar, elas são completamente distintas e não têm ligação uma com a outra. É tudo novidade e de alto nível”, acrescenta Arakaki.

Ao vencedor do Tinta Fresca 2012 será encomendada nova composição, que vai estrear na temporada de 2013 da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Em 2008, 2010 e 2011, os vencedores foram, respectivamente, Rafael Nassif e Sergio Rodrigo (de Minas Gerais), e Vicente Alexim, do Rio de Janeiro. 
 
Conheça os candidatos da noite 
Andersen Viana nasceu em Belo Horizonte. É PhD em música e composição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como maestro, compositor, produtor cultural e professor. Especializou-se em música para cinema.

Carlos dos Santos iniciou seus estudos com o pai, aos 5 anos, e aos 7 ingressou na Universidade Livre de Música Tom Jobim, na qual se formou em percussão popular e erudita. Já acompanhou o grupo Palavra Cantada e Eduardo Agni. Atualmente, apresenta-se com o conjunto Ensemble Nuevo.

O baiano Hermilo Santana é pianista, compositor e professor de música. Estudou composição na Universidade Federal da Bahia. O carioca Luigi Antonio Irlandini é PhD em música e composição pela Universidade da Califórnia.

 Contrabaixista, compositor e arranjador, Paulo Arruda iniciou seus estudos em baixo elétrico no Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Atualmente, estuda na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Rodrigo Hyppolito é pianista e compositor. Fez mestrado na Universidade de Mississipi (EUA). Em 2010, foi pianista ensaiador e primeiro teclado da orquestra do espetáculo A gaiola das loucas, dirigido e estrelado por Miguel Falabella e Diogo Vilela.
 
MADE IN MINAS
Regente titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Fabio Mechetti chama a atenção para a importância do festival criado no estado, lembrando que compositores contemporâneos enfrentam dificuldades para exercer o seu ofício. “É justamente para transformar essa realidade que o Tinta Fresca foi estabelecido. Com prazer, podemos dizer, hoje, que a Filarmônica é responsável por algo único entre as orquestras brasileiras – e até internacionais”, ressalta.
 
Em seu quinto ano de vida, a Filarmônica de Minas Gerais está entre as melhores orquestras do Brasil. Recebeu prêmios importantes, como o Carlos Gomes, conferido a Fabio Mechetti, e o de melhor grupo erudito de 2010, iniciativa da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Em agosto, o grupo recebeu o Prêmio Carlos Gomes como melhor orquestra sinfônica. 
 
FESTIVAL TINTA FRESCA
Peças concorrentes serão apresentadas pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Quinta-feira, 20, às 20h30. Sesc Palladium, Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro. Ingressos: R$ 5. Informações: (31) 3214-5350. 


MAIS SOBRE MÚSICA