Cogumelo Fest reúne bandas nacionais e internacionais em dois dias de shows

Festival reúne todas as versões do Heavy

por Walter Sebastião 06/04/2012 07:00
fotos:  Tumba Productions/divulgação
O Misery Index, grupo dos Estados Unidos, surgiu em 2001 e tem cinco discos lançados (foto: fotos: Tumba Productions/divulgação)
Duas noites para celebrar o metal: hoje, ao som de Centurian (Holanda), Misery Index (Estados Unidos), Into Darkness (Alemanha) e Pathologic Noise (Brasil); e no dia 13, na companhia das bandas Obituary (Estados Unidos), Acheron (Estados Unidos), Impurity e Desalmado (as duas últimas do Brasil).
O endereço e horário são os mesmos: a partir das 20h30, no Music Hall. É a edição de 2012 do Cogumelo Fest. “Vamos mostrar, com bandas antigas e novas, todos os estilos da música extrema”, garante o produtor Márcio Siqueira. Isto é: death metal clássico misturado com hardcore, black metal e thrash. Entre um e outro, todas as gradações do rock pesadíssimo.
Atração do primeiro dia são os holandeses do Centurian, grupo surgido em 1996 e que tem três discos lançados. Depois de encerrar as atividades em 2002, a banda voltou à atividade no ano passado. Está misturando, como conta Márcio Siqueira, o death com o thrash metal, “massas sonoras e alta velocidade.” A representante do Brasil, Pathológic Noise, segue a mesma trilha, acrescida de letras com temáticas mórbidas. O Misery Index é norte-americano, surgiu em 2001 e tem cinco álbuns lançados. Mostra versão contemporânea do heavy metal, som pesado e com mais pressão. A Into Darkness é considerada death metal clássico, com som direto e efeitos tecnológicos.
 
fotos:  Tumba Productions/divulgação
Os holandeses do Centurian deixaram de tocar em 2001 e voltaram à ativa ano passado (foto: fotos: Tumba Productions/divulgação)
 
Os dois shows, explica Márcio Siqueira, afirmam a importância da Cogumelo Records. Inicialmente uma loja dedicada ao rock pesado, em 1980, a empresa começou, em 1984 e 85, a lançar discos e se tornou o mais famoso selo de metal nacional. “A importância histórica foi mostrar no exterior o talento das bandas de metal do Brasil e, em especial, de Belo Horizonte. O selo continua se expandindo e vem fazendo, hoje, trabalho caprichado, com bom material gráfico de grupos underground de todo o Brasil”, explica o produtor. Ele lembra que, no país, raros são os selos que, como o Cogumelo, têm tamanha longevidade e mais de 40 bandas no catálogo.
A grande concentração de bandas internacionais dedicadas ao metal extremo, como conta Márcio Siqueira, deve-se ao fato de elas estarem no Brasil para participar de festival que será realizado no Maranhão.
Estilo Metal, para o produtor Márcio Siqueira, é mais do que música, “é um estilo de vida, quase uma religião, que soma a força da música, das atitudes e das simbologias. O metal preserva tudo isso”, afirma. O gênero, recorda, é até minoritário, quando se pensa no rock em geral. “Mas conta com a fidelidade dos fãs. Quem gosta de metal, independentemente da idade, não vira a página”, assegura. Entre as atrações da próxima semana, ele destaca os norte-americanos do Obituary, que já têm 25 anos de estrada.
 
Gibtown Records/divulgação
 
VEM AÍ
A segunda noite do Cogumelo Fest será no dia 13, no Music Hall. Tocam os grupos Obituary (Estados Unidos – foto), Acheron (Estados Unidos), Impurity (Brasil) e Desalmado (Brasil). 
 
Cogumelo Fest 2012
Hoje, às 20h30, no Music Hall, Avenida do Contorno, 3.239, Santa Efigênia.
Shows das bandas Centurian (Holanda), Misery Index (Estados Unidos), Into Darkness (Alemanha) e Pathologic Noise (Brasil). Ingressos: Inteira: R$ 60 (antecipados) e R$ 80 (na bilheteria). Classificação etária: 16 anos. Informações: (31) 3224-0493 e 3222-6283. 

MAIS SOBRE MUSICA