Roxette emociona fãs de todas as idades em show

Quase 20 anos depois, grupo sueco voltou a Belo Horizonte

Cristiane Silva 18/04/2011 10:53
Eugenio Gurgel/EM/D.A. Press/ 17/4/2011
(foto: Eugenio Gurgel/EM/D.A. Press/ 17/4/2011)

“Essa é minha música” foi, definitivamente, a frase mais ouvida na pista e nas arquibancadas lotadas do Chevrolet Hall de BH durante a apresentação da dupla Roxette em passagem pelo Brasil na turnê de seu disco mais recente, Charm Scholl. Mas, como era de se esperar, os fãs queriam saber mesmo dos clássicos dos suecos que ficaram oito anos longe dos palcos, depois que a vocalista Marie Fredriksson foi diagnosticada com um tumor maligno no cérebro, do qual ela tinha poucas chances de sobreviver, e venceu a doença.

Para os fãs e até o parceiro de Marie nos palcos, Peer Gessle, o retorno da dupla é quase um milagre. “O show vale mais pela simbologia do que pelo sucesso que eles fazem atualmente” explica o analista de testes de software, Fábio Augusto Gomes, depois de enfrentar uma fila que terminava na Avenida do Contorno. De passagem pela capital mineira, a paranaense Maria Conceição Vicentini estava ansiosa pelas músicas “da sua época”. Enquanto o show não começava, ela se divertia com os fãs que paravam para fazer fotos e pedir músicas. Não era pra menos: a jornalista é quase cover de Fredriksson, com o cabelo louro claro bem curto e jaqueta de couro. “Não, esse é meu estilo mesmo”, se justificou.

E o os fãs belo-horizontinos estavam impacientes pelo retorno. Depois de tocar por quase uma hora, a Rocknova, banda de abertura, voltou para o palco faltando cinco minutos para as 19h, quando começaria o show da Roxette, porque a dupla se atrasaria um pouco. Eles foram recebidos com um sonoro “Ah...” de desapontamento. No coro da frustração estavam a auxiliar administrativa Edna Nunes e a filha Bárbara, de 13 anos, que foi categórica: não troca Roxette por nenhum Restart. “O pessoal acha que é música de gente velha, critica. Pra mim música boa não tem idade”, disse, ansiosa pela performance de It Must Have Be Love, trilha do filme Uma Linda Mulher (1990).

Rocknova apresentou mais algumas músicas, saiu do palco, e nada dos suecos. Depois de gritos, assovios e até vaias, Marie, Peer e a animadíssima banda de apoio invadem o palco às 19h47 com os primeiros acordes de Dressed For Success. Então, toda a espera e o calor do Chevrolet Hall foram quase ignorados. Depois de Sleeping In My Car, Peer fez uma pausa pra conversar com os fãs, comentar que fazia muito tempo desde sua passagem por BH (em 1992), que se lembrava de alguns rostos e de como o lugar estava quente.

Logo nos primeiros minutos de show, Marie tratou de se livrar da jaqueta de couro. Ela se animou, ensaiou alguns passinhos de dança e até ganhou uma camisa da seleção brasileira de futebol com seu sobrenome bordado. Em alguns momentos, a voz da cantora sumia no meio do coro do Chevrolet Hall, que cantou sozinho os refrões de It Must Have Be Love, Spending My Time e Joyride. Em outros, ela dava pequenas pausas em que deixava a backing vocal substituí-la. Perfect Day, Fading Like a Flower, Dangerous e Listen To Your Heart fizeram a platéia emocionada aclamar a vocalista, principalmente durante o esforçado agudo de Marie nesta última. Em outro momento, cai o forro psicodélico do fundo do palco para dar lugar a uma imagem dos jovens Marie e Peer no auge da carreira no fim da década de 80.

Apenas três canções do último disco entraram no set-list da apresentação: Only When I Dream, She's Got Nothing On (But the Radio) e Way Out, esta última já no segundo bis, quando os fãs emendaram o refrão de We Will Rock You, do Queen, nos primeiros acordes da bateria. Outro momento que levantou o público foi quando o guitarrista emplacou um solo de “Oh, Minas Gerais”. O show terminou por volta de 21h40 e a turma do “Essa é minha música”, gente de todas as idades, não se decepcionou, pois os antigos sucessos da banda dominaram o set-list e arrancaram lágrimas e gritos dos mais empolgados.

SET-LIST COMPLETO


Dressed For Success
Sleeping In My Car
Big L
I Wish I Could Fly
Only When I Dream
She's Got Nothing On (But the Radio)
Perfect Day
Things Will Never Be The Same
It Must Have Be Love
Opportunity Nox
7twenty7
Fading Like a Flower
Silver Blue
How Do You Do
Dangerous
Joyride

BIS 1
Watercolors In The Rain
Spending My Time
The Look

BIS 2
Way Out
Listen To Your Heart
Church Of Your Heart

MAIS SOBRE MUSICA