James Murphy lança 3º CD da banda LCD Soundsystem

por Agência Estado 22/06/2010 14:26
AFP PHOTO/ ANP/ MARTEN VAN DIJL
(foto: AFP PHOTO/ ANP/ MARTEN VAN DIJL)

Fã é sinônimo de exagero. James Murphy (foto), criador e líder do LCD Soundsystem, por exemplo, é frequentemente chamado de 'deus' pelos seus seguidores. Felizmente, Murphy não se leva a sério e trata essa devoção com doses de bom humor e autodepreciação (no melhor estilo Woody Allen). Por opção (e postura), ele abriu mão de ser um astro pop para se concentrar na criação de grandes canções e discos memoráveis. O recém-lançado "This Is Happening" o terceiro da carreira do LCD Soundsystem, confirma a excelência do compositor e letrista.


No álbum, Murphy tem o mérito de extrair um saboroso blend de música eletrônica, pop e rock. De sua nova safra, "Drunk Girls", "I Can Change" e "All I Want" são exemplos de como 'música para dançar' não precisa ser um iceberg (fria e sem nenhuma emoção). Aos 40 anos, Murphy declarou à revista Time Out: "Faz 10 anos que eu não piso num clube (balada)." Talvez, esse seja seu segredo. Murphy faz o oposto daquilo que toca em clubes pelo mundo (seja em São Paulo, Nova York, ou Bombaim, na Índia). Nada mais anti-LCD Soundsystem do que esse som de balada, uma música feita para dançar sozinho.

Com sua banda, Murphy produz música para dançar em comunhão - interagindo, compartilhando, abraçando, paquerando. A crítica especializada não considerou "This Is Happening" melhor do que seus dois antecessores, o "LCD Soundsystem" (2005) e "Sound Of Silver" (2007), mas foi unânime em classificar o álbum como bem acima da média da produção musical. Na verdade, trata se de um álbum que irá sobreviver a essa estação e que deve rodar, com consistência, em aparelhos de CD e iPod’s.

Show - No mês passado, Murphy e sua trupe lançaram "This Is Happening" em Nova York, cidade de origem do grupo. Um mês antes das três apresentações programadas, uma plaquinha de 'soldout' (esgotado) já balançava na entrada da casa de show Terminal 5. Os organizadores precisaram abrir uma quarta data para satisfazer os fãs que ficaram de fora. A solução foi um show extra no dia 23 de maio - dia da exibição do último episódio da série "Lost" nos EUA. "Será que vai encher?", perguntavam produtores e fãs. Não deu outra: lotação esgotada. O cantor e produtor já avisou que esse deve ser o último disco do LCD Soundsystem. As informações são do Jornal da Tarde.

MAIS SOBRE MÚSICA