BH recebe evento de moda, design, gastronomia e arte com opções para presentear no fim de ano

Quermesse da Mary chega à 13ª edição reunindo talentos do país. No cardápio, criatividade para agradar quem se gosta

Joana Gontijo 07/11/2019 19:00
Divulgação
11 Brasil e Ateliê Ancestral (foto: Divulgação)

Estar na moda não é se enquadrar em padrões. Muito antes, significa vestir uma identidade própria. A designer Mary Arantes conta que não segue tendências. "É como seu eu fosse contra uma corrente, que acha que moda é glamour, passarela, ser magra. Eu gosto mais da moda comportamento, que tem um pouco de dor, muito trabalho, não é só beleza, é emoção, é memória", diz. Com mais de três décadas de atuação no setor, Mary já se tornou um dos maiores nomes da moda em Minas Gerais, no Brasil, e com reconhecimento também no exterior.

Divulgação
Collab L2 e Christina Cunali (foto: Divulgação)

Neste fim de semana, 9 e 10 de novembro, ela abre a portas de seu antigo showroom na capital mineira e convida a todos para a 13ª edição da Quermesse. São 46 expositores, incluindo 25 participações inéditas, entre artistas e garimpeiros autônomos. Estão no cardápio elementos de moda, design, decoração, gastronomia, arte e artesanato, e para uso pessoal.

Divulgação
Andréa Mendes e Biboca (foto: Divulgação)

Divulgação
Cozinha da Raquel e Café Reserva da Serra (foto: Divulgação)

Mary convoca o público para conferir as composições de nomes talentosos no país, de diferentes gerações, escolhidos criteriosamente para participar da quermesse, já mirando as comemorações de fim de ano. Estão representados Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Bahia, além, claro, de Minas Gerais. Com muita novidade, a ideia é ser um programa para toda a família.

Dentista por formação e nascida no Vale do Jequitinhonha, Mary costuma dizer que ninguém compra um produto, mas um contexto, uma emoção. "Quem o veste incorpora isso. E eu achava que já tinha gente demais fazendo o igual. Então, procurei o caminho mais difícil, o feito à mão, o complicado. Resolvi trabalhar temas nacionais, levantar bandeiras e questões que precisam ser revistas. A intenção é valorizar os que fazem arte e artesanato", afirma.

Divulgação
Âme Mini e Crochelô (foto: Divulgação)

Divulgação
Eduardo Vilas Boas e Estúdio Dentro (foto: Divulgação)

Divulgação
Fernanda Torquett e Jana Favoreto (foto: Divulgação)

Há algum tempo, ela vem encerrando as atividades da loja, mas o trabalho parece infinito. Mesmo depois dos bazares de despedida, nessa quermesse estarão à venda produtos ainda em estoque, além de lançamentos exclusivos para o evento. Os clientes agradecem.

"O que tenho achado mais interessante nesse trabalho de curadoria é observar como um mesmo material ganha diferentes formas e usos a partir de variadas técnicas e estilos", pontua a designer.

Divulgação
Hélli Cosmetics e Júlia Fontes (foto: Divulgação)

Divulgação
Gaby de Aragão e Fazendices (foto: Divulgação)

Mostrando toda sua versatilidade, a madeira é protagonista na concepção de mobiliário, decoração, utilitários e acessórios, muito passando pelo upcycling. Nesse suporte, destacam-se colheres e utensílios, bowls, barcaças, farinheiras, colares e pingentes, objetos, luminárias e móveis de design contemporâneo, combinando madeira a vidro e metal, objetos-joias em marchetaria em mistura com acrílico, e outra linha de acessórios e pequenos móveis fabricados a partir de shapes de skates quebrados e retalhos de madeira.

Divulgação
62 Pontos e Galeria Mercado (foto: Divulgação)

O feito à mão é o carro-chefe dentre as opções de joalheria. Pedras brasileiras lidas em estilo bo-ho chic, medalhas e joias com pegada afetiva em peças artesanais em metais preciosos e gemas minerais e orgânicas, itens que lembram o bruto, o que será (ou não) lapidado, acessórios com inspirações escapistas, e ainda objetos escultóricos trabalhados em curiosas rochas que se assemelham a madeira.

Divulgação
Mamacoca, Paiva Design e Objeto Veste (foto: Divulgação)

Sem componentes tóxicos, totalmente natural e sustentável, a linha de cuidados para o corpo inclui cremes e sabonetes que exploram o poder dos ingredientes da natureza. Na arte, desenhos, flâmulas bordadas, bastidores bordados com referências à arquitetura, bordados sobre fotografias e pinturas transformadas em almofadas e lenços em multicores. No universo do papel, pôsteres e impressos diversos, papelaria artesanal ilustrada à mão, cadernos, cadernetas, e esculturas em papel machê.

Divulgação
Juliana Bollini e Meu Libretto (foto: Divulgação)

Tecidos em fibra natural e tingimentos e estamparias exclusivos, roupas, objetos e acessórios para o dia a dia, malha estampada artesanalmente, bolsas em fuxico e jogos americanos em viés de cetim colorido. Quando o assunto é moda, marcas novas e consagradas de Minas Gerais dividem espaço na quermesse, ressaltando em comum o apreço pelo manual.

Para os pequenos, personagens circenses e natalinos produzidos como amigurumis, roupas infantis confeccionadas em fibras naturais, além da linha para brincadeiras, feita em matéria-prima renovável, em que se destacam bonecas, fogões e geladeiras de brinquedo e frutas em crochê.

Divulgação
Sandra Cabral e Pão do Furtini (foto: Divulgação)

Divulgação
Néola e Queijo Canastra Marisa (foto: Divulgação)

A maior parte das criações em cerâmica ocupará o quintal do evento. Estão no leque objetos de jardim, como hangers e cachepôs, colares e acessórios feitos em elos de cerâmicas ornamentais, frutas reproduzidas em diferentes escalas na cerâmica. Também ganham lugar kokedamas e orquídeas. O cantinho do quintal é um convite para encontrar amigos e apreciar as delícias da culinária, como conservas, chás, geleias, pães, quitutes árabes, sobremesas sem glúten, queijos artesanais, refeições e um bom café, além daquela cervejinha de lei.

Divulgação
Remexe Favelinha e Nara Terra (foto: Divulgação)

Divulgação
Marcus Bernardes e Silvio Ferraz (foto: Divulgação)

Em todas as edições, o evento firma parceria com ONGs e instituições beneficentes. Desta vez, participam o Remexe Favelinha e o projeto Relva. O primeiro é uma iniciativa que mira a capacitação para jovens do Aglomerado da Serra, em BH, e, com consultoria e suporte da designer de moda Luisa Luz, parte do upcycling para criar roupas e acessórios que têm o jeito e o cuidado dos jovens.

Divulgação
Zsolt e Siriguela Criativa (foto: Divulgação)

Divulgação
Monja Simone Keissen e Urban Sketchers (foto: Divulgação)

Idealizado por Mary Arantes, o projeto Relva faz sua primeira aparição. A ideia surgiu da vontade de ajudar pessoas a alcançarem seus sonhos. A primeira delas é Relva, que mora em um país distante e há cerca de cinco anos não encontra sua família. Saias, kaftans, lenços, bolsas e almofadas co-criados com Nara Terra - o material principal são retalhos e sobras de corte de tecidos descartados por empresas da moda. O valor arrecadado com as peças será revertido para trazer Relva ao Brasil.

Divulgação
Julia Panadés e Pedro Luís (foto: Divulgação)

A lista completa dos participantes e seus trabalhos está disponível nos canais da Quermesse da Mary no Instagram e no Facebook.

QUERMESSE DA MARY
9 e 10 de novembro de 2019
Sábado das 10h às 19h
Domingo das 10h às 17h
Local: F/25 - Rua Ivaí, 25, Serra, Belo Horizonte - MG
Entrada gratuita
Evento petfriendly
Informações:
Instagram: @quermessedamary  @mary_design
Facebook:  /quermessedamary
Ou mary@marydesign.com.br e quermessedamary@gmail.com