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Minas Trend

Na próxima primavera-verão, aposte em acessórios que levantam a produção

La Spezia: aposta no pink - Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press


Não só no segmento vestuário a moda primavera-verão'2020 esbanja alegria e versatilidade. De acordo com os lançamentos das 37 grifes de calçados e bolsas que participaram da 24ª Minas Trend – a semana de moda mineira e salão de negócios que antecipa as apostas para as próximas estações –, a temporada promete modelos capazes de levantar e colorir a produção. 
 
Designer aposta na linha resort - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.APress 
Designer da grife de bolsas La Spezia, Vanessa Macintyre aposta nas cores vibrantes e fortes como rosa magenta, coral, verde-folha e lima. Uma das matérias-primas mais exploradas pela criadora é o couro de pirarucu, peixe amazônico. “São peças que valorizam o look e esbanjam praticidade, pois circulam pelos diversos compromissos da agenda da mulher contemporânea, do trabalho à diversão.” 

Praia inspira coleções 

- Foto: Virgínia Barros/divulgação 
 
Por falar em diversão, o designer Cellso Afonso está apostando alto na linha resort. “São peças utilitárias e carregadas de informações de moda, como a cor neon (nos tons verde e rosa) e estampas alegres, a exemplo de floral, tie-dye e animal-print (cobra).” Presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Bolsas e Cintos de Minas Gerais (Sindibolsas-MG), ele aponta que o segmento como um todo espera encerrar a semana de moda mineira com crescimento no volume de vendas de 10% em comparação ao mesmo período do ano passado. “Estamos otimistas com a retomada de um cenário mais positivo para a indústria fashion como um todo.” 
 
 
 
A matéria-prima natural configura outra máxima da temporada. Na Donna Brasil, grife de São Paulo que lança coleções na semana de moda mineira, as bolsas são feitas de fibra de bananeira (abacá), vime, palha natural, madrepérola, tikog (planta de ambiente aquático original da Ásia). “Diante da explosão da tecnologia, o público tem buscado cada vez mais peças que resgatam o hand-made, que dialogam com a natureza e têm design único”, cita Juliana Ruiz, designer que integra o time de criação da marca. 


Reflexão 

  Assinando coleção de calçados e vestuário de design autoral nomeada O avesso é o lado oposto, a estilista Virgínia Barros detalha o atual momento.
“Quis abordar o lado de dentro, que a gente não vê. A coleção de calçados e roupas fala sobre o avesso das pessoas, que Rubem Alves o comparou a um bordado, 'por fora é uma coisa muito linda, por dentro é uma maçaroca enorme'." 

Na primavera-verão'2020 da marca, desfilada na apresentação coletiva que abriu a semana de moda, as roupas e os calçados trazem aberturas de onde emergem o avesso. A ideia, conta ela, é convidar o público a olhar para a própria essência e para se colocar no lugar do outro. “Temos a capacidade e precisamos urgentemente nos dar conta disso. O momento turbulento em que vivemos nos divide, nos polariza. Mas precisamos cuidar uns dos outros, esse é o princípio da ética, necessária para vivermos em uma sociedade justa.”
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