Segredos (infalíveis) para ter aquela barba perfeita

Os barbudos estão de volta, por preguiça ou por modismo. Tudo o que você precisa saber para deixar a barba bonita e virar sensação por onde anda. Confira as dicas:

por Anna Marina 17/06/2017 19:39
Reprodução de internet
Defina um estilo. Há diversos estilos de barba, como a barba média, por fazer, longa ou cheia, mas nem todos vão combinar com o seu (foto: Reprodução de internet)
O certo é que jovens e maduros estão com parte do rosto coberto por fios, alguns com sucesso absoluto, outros com problemas visíveis. A marca Grecin de produtos capilares ensina o que deve ser feito para que o homem tenha sempre aspecto bonito, limpo e arrumado. Vale a pena conhecer:

Defina um estilo. Há diversos estilos de barba, como a barba média, por fazer, longa ou cheia, mas nem todos vão combinar com o seu. Para escolher a ideal é indicado ter como base o formato do rosto. Isso ajuda a harmonizar a barba com os traços da face. Por exemplo, para quem tem rosto mais arredondado, a que fica mais longa no queixo ajuda a afiná-lo. Outra opção é combinar a barba com o corte de cabelo. Para fazer isso sem errar, é legal pedir a sugestão de um profissional experiente.

Apare a sua barba. Seja qual for o estilo escolhido, é muito importante para uma barba de respeito deixá-la sempre bem aparada. Quando os fios ficam desordenados, arrepiados demais ou com aspecto danificado, isso tira a harmonia do visual. É preciso cuidar do desenho, deixá-la bem modelada, saber como removê-la e evitar que os pelos encravem na pele, acarretando problemas como pseudofoliculite e seborreia.

Mantenha a higiene. Barbas pequenas ou grandes, não importa. A higiene é um item indispensável. Ao longo do dia, a barba acumula muitas impurezas, poluição, gordura, resto de bebidas e alimentos. Por isso, é necessário lavá-la diariamente. Esqueça a água e o sabonete. Há produtos específicos próprios para a limpeza da barba: shampoos, condicionadores e até mesmo óleos para fortalecer e hidratar fios.

Use os produtos certos. É legal adquirir uma loção pré-barba para amaciar os fios, balm para acalmar a pele e evitar irritações, esfoliantes faciais para a estimular a renovação da pele, além de óleos especiais (beard oil) e um produto que dê uniformidade à cor dos fios, fazendo a barba parecer mais cheia. Vá aos poucos, experimentando e montando seu kit de apoio.

Não se esqueça do bigode. Todos os cuidados mencionados acima valem para o bigode. Não adianta nada a barba estar perfeitinha, bem aparada, com o volume ideal e limpa, se o bigode está desarrumado, com fios brancos e bagunçando o look. Lembre-se: nada de bigode caindo na boca, ele também precisa ser aparado. Além disso, seu desenho precisa combinar com o estilo da barba. Para quem fuma ou tem muitos fios brancos, é fundamental usar produtos para ajudar na coloração.