Desde a primeira edição – realizada em Alphaville – a Minas Trend Preview (MTW) como se chamava então – mostrou a que veio. As confecções se esmeravam na criação de coleções destinadas a um amplo público de compradores e a programação abriu também espaços para reuniões de cunho educacional, como palestras para especialistas em problemas da área e outros assuntos. A proposta inicial da Fiemg, aumentada, logo provocou reação de outras realizações idênticas, que apenas se ocupavam em lançar coleções através de desfiles, sem outra preocupação. Vaticinou-se então que a MT não iria longe – aqui estamos comemorando 10 anos de funcionamento, com dois desfiles anuais.
Olavo Machado, ao suceder a Robson Andrade que foi para Brasília, tomou como empreitada fazer da feira mineira um sucesso cada vez maior. Ao mudar a promoção para a Expominas, abriu maiores possibilidades para aumento de estandes participantes, a definição da área de desfiles diários – além da solenidade de abertura – um concurso para a inclusão de novos participantes escolhidos pelo público e a aceitação nacional da feira mineira.
Como somos um estado voltado para o artesanato, a Minas Trend transformou-se, ao logo desses anos de funcionamento, em um celeiro de roupas de festas, que de certa forma caracterizam e definem sua força maior. Ao lado de coleções casuais, de acessórios, complementos e bijuterias, cada edição da feira traz a Minas compradores de todo o país e de países vizinhos em busca de criações absolutamente impecáveis, em bordados, aplicações, rendas, modelagem. É essa preocupação com a qualidade que solidifica a fama e a importância da criação da Fiemg. Nesses 10 anos de funcionamento muito bem- sucedido, a Minas Trend é, sem dúvida, responsável pelo fortalecimento e continuidade de um setor que só distingue a Fiemg e Minas Gerais.