Renove, inove. Chegou a hora de fazer uma faxina no seu guarda-roupa

Já que a moda segue o caminho da atemporalidade e aponta para o consumo consciente, uma boa pedida neste novo ano é usar roupas que estão no armário para criar diferentes produções

por Celina Aquino 05/01/2017 16:19

Iorane/Divulgacão
O jeans aparece cada vez mais sofisticado, em peças de modelagem clássica ou refinada (foto: Iorane/Divulgacão )

Início de ano é uma época que inspira mudanças. Inclusive no visual. Nada mal recomeçar a vida com novidades no armário. Melhor ainda se existe a possibilidade de aproveitar peças que já estão dependuradas no cabide. A boa notícia é que muito do que virou desejo nas últimas temporadas promete continuar como must have em 2017, ou seja, dá para se reinventar com velhos conhecidos, sem ter que fazer grandes investimentos. O desafio está em encontrar maneiras diferentes de usar as mesmas roupas para manter o visual sempre atualizado e não correr o risco de enjoar do look.


“Já faz algum tempo que não existem mais grandes tendências de moda e nem tampouco aquela roupa para durar apenas uma estação. A moda é cíclica, então pode revisitar o passado e até mesmo projetar o futuro e toda mulher pode se reinventar dentro do próprio armário a cada nova estação, sem precisar gastar muito para se sentir moderna”, destaca a consultora de imagem Patricia Mara.


O top cropped (na tradução, top cortado) é um dos queridinhos das fashionistas que está com o prazo de validade estendido. Segundo Patrícia, a blusa que deixa um pedacinho da barriga de fora já virou curinga no armário e, com criatividade, pode ser usada em qualquer época do ano. No verão, combina com peças leves como calça pantalona, calça flare, saia e short (de preferência, de cintura alta). Para dar um ar elegante ao look, a dica é lançar mão de uma terceira peça como colete de alfaiataria. Bom é que o top cropped também pode sair do armário em dias frios. A consultora sugere apostar em sobreposições com camisas e vestidos para deixar a produção bem fashion.

 


Quem investiu em jaqueta bomber nas últimas temporadas tem tudo para continuar na moda. O modelo com elásticos nos punhos e na barra e comprimento na cintura, desenvolvido durante a Primeira Guerra Mundial para proteger os pilotos norte-americanos do vento, segue como um dos mais fortes representantes do street style. Patricia observa que a bomber tende a se manter feminina, com estampas, patches, bordados e transparências. “Se você gosta desse estilo e precisa de um toque de formalidade nas produções do dia dia, procure misturar a jaqueta com peças clássicas e atemporais como camisa e calça de alfaiataria. Isso dará mais poder e peso ao look”, diz a consultora.


Outro hit consagrado que chega ao novo ano é o maxicolete. Por mais que tenha informação de moda, pode ser considerado um clássico no guarda-roupa, principalmente sua versão em alfaiataria. “Experimente usar a peça em um look festa com calça também de alfaiataria, fazendo o estilo terninho, porém, com o colete abotoado e sem nenhuma peça por baixo. Invista em um belo colar para arrematar o decote e pronto. Simples, chique e ultrasofisticado”, aposta a consultora de imagem e estilo Juliana Brasil.


A pantacourt também promete se manter como peça desejo em 2017. Até porque a calça de comprimento nas canelas e de modelagem ampla está ligado ao estilo oversized, que segue como aposta dos fashionistas para o ano que acaba de começar. Se antes ela era usada com blusas mais justas, com a intenção de equilibrar as proporções, agora ela chega com uma pegada mais ousada. “A ideia é brincar com grandes volumes em todo o corpo. Procure peças de tamanhos exagerados tanto para a parte de cima quanto para a parte de baixo do look. Funciona muito bem para as mulheres de estilo moderno e ousado. Mas atenção, grandes volumes engordam visualmente, então o ideal é que a mulher tenha um corpo mais longilíneo para apostar nessa tendência”, ensina Juliana.

EQUILÍBRIO

Márcio Rodrigues/Divulgação DBZ Jeans
Quem investiu em jaqueta bomber nas últimas temporadas tem tudo para continuar na moda. (foto: Márcio Rodrigues/Divulgação DBZ Jeans )
 

Não podemos deixar de falar dos babados, que cansaram de aparecer nos últimos desfiles nacionais e internacionais. A consultora sugere explorar as peças volumosas de forma mais marcante no novo ano, ampliando partes do corpo que merecem ganhar destaque. “Por exemplo, se você tem o ombro muito fino e estreito em relação ao quadril, pode explorar um babado de peso nessa área. Ele levará mais volume para a região, equilibrando suas formas. O mesmo raciocínio serve para mulheres com o quadril proporcionalmente menor que os ombros”, reforça.

 


Para o alívio das mulheres que não abrem mão do conforto, slip dress e conjunto pijama continuam a deixar o dia a dia mais leve. A consultora de imagem Anita Rezende lembra apenas que as peças relax são mais indicadas para ocasiões informais, porque passam uma imagem fashion e descolada, que não combinam com certos ambientes corporativos. Quando a intenção for levar um ar mais sofisticado ao visual, invista em salto alto e acessórios mais nobres. Outra boa notícia é a permanência do tênis em situações de puro glamour. “As mulheres estão cansadas de obedecer padrões e tentar se encaixar em rótulos. Queremos nos sentir bem com a nossa própria moda. Nesse contexto, o tênis tem papel libertador e permite às mulheres descer do salto sem perder a elegância”, analisa.


Prepare-se também para usar e abusar do decote ombro a ombro. De acordo com Anita, o modelito volta com tudo para realçar ainda mais o lado feminino e sensual das mulheres. Quem não tem medo de se arriscar ainda tem uma carta na manga bem interessante: explorar a modelagem em looks compostos. “A ideia é fazer uso da tendência com regatas e inserir sobreposições ao famoso decote”, pontua. Com a chegada do inverno, blusas, macacões e vestidos com decote ombro a ombro podem ficar um charme com cachecol ou um lenço amarrado no pescoço.

 

Faxina no guarda-roupa

 

 

Não é novidade que a moda tem resgatado muitos hits do passado. Por isso, temos que ir com calma na hora de renovar o armário. Antes de mais nada, a consultora de imagem Anita Rezende sugere fazer uma limpeza nos cabides e gavetas. “Considero uma das mais importantes tarefas para iniciar o ano com o pé direito. É bom para tirar tudo aquilo que não usamos mais, relembrar peças esquecidas em meio a bagunça, apostar em peças que vão dar a cara novamente e deixar tudo no lugar para quando o batente recomeçar”, defende. Para ela, um guarda-roupa com menos peças facilita a montagem do look.


A consultora orienta deixar no armário peças mais atemporais e de boa qualidade. “Exemplos de roupas que nunca devem sair do nosso guarda-roupa são casaco de paetê, calça de couro, vestido básico que salva em vários momentos, peças em lurex, renda, bordados etc, pantacourt que substitui a alfaiataria com salto, bomber que traduz poder e sofisticação e aquele slip dress que é pura sofisticação”, detalha. Anita recomenda experimentar as roupas para se certificar de que ainda combinam com o seu estilo de vida e continuam servindo. Em caso negativo, considera a possibilidade de doá-las.

 

Dê uma nova chance para...

 

1. patches: aplicados em peças jeans (jaquetas e calças) e camisetas despojadas, eles voltam em peças menos óbvias como sapatos e até mesmo bolsas de festa.

2. estampas gráficas: o apelo agora é para desenhos que criem um impacto visual maior. Listras e formas abstratas são misturadas ao xadrez, que é a estrela neste ano.

3. chocker: experimente trocar a versão fininha e delicada por gargantilhas mais impactantes. Invista também em lenços, bandanas ou blusas de gola rolê para deixar o pescoço em evidência.
4. bota over the knee: promete dar o ar da graça este ano em versões de verniz neste ano. Opção para aquelas mulheres que já têm de tudo um pouco no closet.

5. jeans: aparece cada vez mais sofisticado, em peças de modelagem clássica ou refinada como, por exemplo, a saia midi, o vestido longo e o blazer.

6. sapato oxford: chega repaginado para o verão, com solado mais alto e de palha, e também em versões bem modernas para o inverno, com materiais metalizados.

Fonte: Juliana Brasil, 
consultora de imagem

MAIS SOBRE MODA E ESTILO