Zeca Pagodinho celebra dia de São Cosme e Damião: 'Fé nas crianças!'

Cantor diz que vai distribuir 500 pacotinhos de doces nesta sexta-feira; rito é tradicional entre os devotos dos santos

por Estado de Minas 27/09/2019 11:58
Guto Costa/Divulgação
(foto: Guto Costa/Divulgação)

O dia de Cosme e Damião, celebrado nesta sexta-feira (27), é levado a sério na família de Zeca Pagodinho. O cantor postou vídeos e fotos em sua conta no Instagram em que aparece preparando doces para distribuir às crianças - rito tradicional entre os devotos dos santos.

"Bom dia pra você que já saiu por aí distribuindo doces e amor ! Viva Cosme e Damião! Viva os erês! Fé nas crianças que vão transformar o mundo!", escreveu o artista na legenda de um dos posts que fez sobre o tema. 



No vídeo em que empacota as guloseimas ao lado dos netos Noah e Catarina, além da filha caçula Maria Eduarda, Zeca diz que a ideia é oferecer 500 pacotinhos com doces. O compositor matém esse costume há 35 anos. 
 

Tradição

Comemorado em 26 de setembro pelos católicos e em 27 de setembro por seguidores do candomblé, umbanda e outras religiões de matriz africana, o dia de São Cosme e Damião mobiliza milhares de devotos em todo o país. A liturgia da distribuição de doces é acompanhada por pedidos de proteção, cura para doenças e realizações pessoais. 

MAIS SOBRE MEXERICO