Inglaterra se prepara para celebrar os 90 anos da rainha Elizabeth

Soberana completa 9 décadas nesta quinta, dia 21, mas festividades já iniciaram com lançamento de selo e cortejo

por AFP 20/04/2016 14:52

Uma multidão se reuniu nesta quarta (20) para desejar feliz aniversário à rainha Elizabeth II da Inglaterra, um dia antes da soberana completar 90 anos, uma efeméride que será comemorada com uma nova série de selos da família real.

Em um dia ensolarado, centenas de pessoas aguardavam a rainha diante de uma agência postal em Windsor, a 40 km de Londres, cujo castelo é uma das residências oficiais de Elizabeth II.

A visita foi motivada pelo aniversário de 500 anos do serviço postal.
"É a mulher mais famosa do mundo, completará 90 anos e está muito bem. Noventa anos é muita coisa e ela permanece ativa, é impressionante", disse à AFP Jane, uma moradora da região de Windsor, que levou a neta para saudar a rainha.

ARTHUR EDWARDS / POOL / AFP
Rainha Elizabeth chega aos 90 anos como a mulher mais famosa do planeta (foto: ARTHUR EDWARDS / POOL / AFP)

Um coral de estudantes recebeu a monarca diante da agência dos correios e cantou Parabéns a Você. Por ocasião do aniversário, que a rainha celebrará nesta quinta (21) de maneira privada com a família, foi divulgada uma foto oficial em que Elizabeth II aparece ao lado do filho, o príncipe Charles, do neto, o príncipe William, e do bisneto, príncipe George, que ocupam nesta ordem a linha sucessória.

A foto será usada em uma série de quatro selos, a primeira na história da monarquia britânica com quatro gerações. Os festejos oficiais dos 90 anos acontecerão, como é habitual, em junho, com um grande desfile militar em Londres e um piquenique para milhares de pessoas no Mall, a grande avenida diante do Palácio de Buckingham


POPULARIDADE

A rainha Elizabeth reina por mais de 63 anos e não mostra sinais de querer se aposentar, apesar de, nos últimos anos, ter delegado parte de suas funções a membros mais jovens da família real.

Uma nova pesquisa sugere que o público britânico quer que as coisas continuem como estão, e 70% acreditam que deveria reinar o maior tempo possível, o maior percentual registrado desde 1981.

O apoio à monarquia continua sendo elevado, com 76% de aceitação, segundo pesquisa da Ipsos-Mori para o King's College de Londres.
"A rainha é muito popular, agrada pessoalmente e o povo opina que fez um excelente trabalho", afirmou à AFP Roger Mortimore, professor no Instituto de História Contemporânea britânica da prestigiosa universidade.

ARTHUR EDWARDS / POOL / AFP
A soberana participou em Londres do lançamento de um selo comemorativo pelo seu aniversário (foto: ARTHUR EDWARDS / POOL / AFP)

As celebrações de quinta-feira serão discretas: os principais eventos públicos, incluindo um desfile militar e um almoço para 10.000 pessoas no Mall, a longa avenida diante do palácio de Buckingham, terão de esperar até junho pela festa oficial do aniversário.

Mesmo assim, a rainha receberá uma torta confeitada por Nadiya Jamir Hussain, a popular vencedora do reality "The Great British Bake Off", um concurso televisivo de confeitaria.
"Estou tão nervosa que sequer posso olhar para forno", confessou Hussain, que apresentará pessoalmente o bolo à rainha.

Charles e seu filho William estão cada vez mais assumindo funções da rainha, apesar de, em 2015, ela ter participado de 341 compromissos, incluindo visitas ao Estado a Malta e Alemanha.

William, que, com sua esposa, Catherine, e seus dois filhos pequenos deu uma nova energia à família real, prestou homenagem à matriarca, a quem ele e seu irmão Harry chamam de "a chefe".

"Sou incrivelmente afortunado por ter minha avó em minha vida. À medida que se aproxima dos 90, tem uma energia extraordinária", disse.

MAIS SOBRE MEXERICO