Ana Maria Braga revela que lutou contra câncer de pulmão em estágio inicial

Apresentadora passou por cirurgia e decidiu contar ao público no seu programa desta segunda-feira para alertar sobre os perigos do fumo

14/12/2015 10:53

Reprodução/ TV Globo
(foto: Reprodução/ TV Globo)
Ana Maria Braga revelou, no programa da manhã deste segunda-feira, que lutou recentemente contra um câncer de pulmão. O tumor, detectado ainda em seu estágio inicial, foi tratado com cirurgia. De acordo com o oncologista Antonio Carlos Buzaid, médico da apresentadora que foi convidado do Mais Você de hoje, Ana tem altas chances de cura. "Acho que você teve muita sorte, foi o menos grave. Se você esperasse ter sintomas, poderia ser pior. Mas a sua cura é próxima de 100%", disse.

O tumor foi descoberto quando Ana Maria se submeteu a exames de rotina, por insistência de seu novo companheiro, que também pedia que a apresentadora parasse de fumar. "Tive um anjo na minha vida. Eu poderia estar até hoje sem saber que estava com um problema no pulmão. Bill, meu companheiro hoje, me cobra muito e comecei a fazer ginástica. Ele dizia para eu parar de fumar e que eu precisava fazer alguns exames. Ele tanto insistiu que marquei uma consulta. Fiz uma tomografia e quando eu saí disseram que acharam uma coisa pequena, um início de um tumor cancerígeno. Vocês acompanharam a minha luta e eu sei o que se passa quando se faz uma radioterapia, quimioterapia. Fique estatizada. É um risco que toda pessoa que fuma tem. Fui para a internação e me operei em uma manhã de sexta-feira", contou.

Ana Maria pensou em revelar seu estado antes, mas preferiu esperar sua repuperação para expor o problema ao público. "Em setembro, fiquei na dúvida se falava, porque estava muito debilitada. Preferi estar mais forte, estar bem para falar como um alerta para todo mundo que quer viver mais e com mais saúde", disse. "(O cigarro) além de ser uma droga poderosa, pode matar pessoas. E parar é muito mais difícil, porque as pessoas são dependentes. Fumei durante muitos anos e parei esse ano e em uma circunstância terrível", continuou.

O alerta da apresentadora vale para milhares de pessoas que podem estar passando por situação parecida, mas como não apresenta sintomas, só consegue identificar a doença em estágio mais avançado. "Eu não sentia nada, não tinha nenhum indício", contou.

 

Além da força de vontade para parar de fumar, ela disse que precisou também de ajuda de remédios."Eu precisei de ajuda, não sou de ferro, tenho problemas como qualquer um. Tomei remédio para parar de fumar, uso adesivos. Me maltratei muito. É um preço que eu pago".

Ana Maria Braga já combateu outros dois tipos de câncer: de pele e de intestino.

MAIS SOBRE MEXERICO