Participante mais fofo do MasterChef Júnior, Matheus é eliminado

Internautas vão às lágrimas com a saída do menino. Daphne foi a outra eliminada do episódio

por Diário de Pernambuco 18/11/2015 10:38
Band/divulgação
Matheus foi às lágrimas, mas admitiu que seu prato tinha vários erros. Daphne era apontada como uma das mais fortes concorrentes. (foto: Band/divulgação)
Depois da saída da caçulinha Aisha na semana passada, o simpático Matheus era o que ainda conseguia distribuir fofura na tela da Band. Infelizmente, o sorrisão constante do garoto de 11 anos deu lugar às lágrimas no episódio desta terça-feira do MasterChef Júnior, quando ele foi um dos eliminados. Matheus se atrapalhou no tempo de cozimento das coxas do pato e acabou servindo a ave crua aos jurados. Apontada como uma das mais fortes participantes, a sempre discreta Daphne foi a outra que deixou a competição, ao apresentar um prato de peru sem brilho.

Na primeira prova do programa, Ivana (9 anos) foi sorteada para escolher com que ingredientes cada um dos seus colegas trabalharia - língua de boi, polvo, cogumelos ou pés de galinha. A pequena escolheu ficar com a língua e selecionou a proteína também para a amiga Lívia. Matheus e Valentina ficaram com o polvo, Eduardo e Daphne com os cogumelos.

Na hora de escolher os "presenteados" com os pés de galinha, aparentemente o elemento mais difícil, a minimala soltou uma risadinha sacana e disse que estava escolhendo aquele ingrediente para Sofia e Lorenzo "porque queria que eles saíssem". A declaração deixou o trio de jurados - Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça - e a apresentadora Ana Paula Padrão impressionados com o pensamento estrategista da nova caçula da competição.

Nesta primeira prova, Eduardo (13 anos) foi eleito o melhor prato. O garoto preparou um parpadelle com molho funghi. A organizada Lívia (12 anos) também ficou entre os melhores - com uma receita simples de língua e salada de ovo - e conquistou a imunidade, livrando-se da prova eliminatória. Favorita ao grande prêmio, Sofia (12 anos) não se intimidou e serviu uma saborosa canja com os pés de galinha. No entanto, o desempenho não foi suficiente para brindá-la como o mezanino.

Para o desafio final, os jovens concorrentes precisavam preparar uma receita com aves: pato, codorna e peru, que foram escolhidas por sorteio. Foi a prova eliminatória mais complicada para os pequenos até então nesta edição. Nenhum dos seis pratos receberam elogios unânimes. Todos apresentavam pequenos defeitos técnicos.

No fim, a escolha dos jurados foi por aqueles que não valorizaram as proteínas. Matheus não acertou o tempo de cozimento das coxas de pato, que acabaram sendo servidas cruas. Seu prato foi, claramente, o pior do episódio. E foi, no mínimo, engraçado ver os chefs brigando com os talheres para conseguir separar a carne dos ossos das coxas. Daphne apresentou um peru recheado seco, no qual os sabores do bacon e das frutas secas que o acompanhavam se sobressaiam, tirando o brilho da ave.

No que dependesse dos milhares de fãs do programa que assistiam ao reality, a grave falha de Matheus teria passado despercebida. Em votação realizada pelo Twitter, a maioria dos internautas pedia para que o fofo ficasse. Depois do resultado, vários desabafaram aos prantos nas redes sociais.

Em entrevista ao Portal da Band, após a eliminação, Matheus demonstrou muita maturidade: "Eu sabia que o pessoal ia conseguir ganhar de mim depois da avaliação, por isso não fiquei triste. Eu fiz um pato e os chefs disseram que ele estava cru. Para mim, o ponto da carne estava bom, estava marrom. Eu achei até que estava bem passado", explicou. Conformado com a eliminação, ele não concordou com a eliminação da colega: "Eu achei minha saída justa, mas acho que a Daphne deveria ter ficado". Para ele, o melhor da participação foram as amizades que conquistou, com Valentina, Augusto, Johnny e Lívia.

Matheus e Daphne se despedem da disputa pelo prêmio de uma viagem à Disney com cinco acompanhantes, um curso de gastronomia e um vale-compras de R$ 1 mil em supermercado durante um ano. O desempenho do episódio foi bem mais morno nas redes sociais, não chegando nem a 100 mil tuítes durante a transmissão. O MasterChef Brasil Júnior é exibido na Band, nas terças-feiras, às 22h30 (horário do Recife), ou no aplicativo da emissora para smartphones, às 21h30.

MAIS SOBRE MEXERICO