Johnny e Vivi derrapam na prova da empanada e são eliminados do MasterChef Brasil Júnior

Criançada enfrentou pela primeira vez a prova da Caixa Misteriosa

por Diogo Carvalho 28/10/2015 10:28
 Band/divulgação
Chef Erick Jacquin consola os dois eliminados do programa desta terça-feira (foto: Band/divulgação)
O segundo episódio do MasterChef Brasil Júnior, exibido na noite desta terça-feira, teve menos choro, mas nem por isso deixou de ser tão emocionante quanto a estreia. O prestativo Johnny (de 10 anos) e a afobada Vitória (11) foram eliminados do reality mirim da Band. Eles se atrapalharam no desafio das empanadas proposto pela chef Paola Carosella e acabaram deixando a competição. 

O programa também foi marcado pela primeira prova da Caixa Misteriosa. Os pequenos cozinheiros precisaram apresentar uma receita original na qual o ingrediente que devia brilhar era o peixe. Mais uma vez, os participantes surpreenderam os jurados pela criatividade e pelo companheirismo.

Na metade da prova, a caçula Aisha (9 anos) derrubou a frigideira com o peixe no chão. Antes que a garotinha se desesperasse e começasse a chorar, seu vizinho de bancada, Eduardo (13 anos)  ofereceu parte de seu peixe para a colega - já que ele estava fazendo sushi e não precisava de toda a proteína. O gesto emocionou  o público nas redes sociais.

Mesmo com o acidente com o peixe e uma receita simples, mas muito bem executada, Aisha acabou figurando entre os melhores da prova. Ela preparou um Filé de namorado numa cama de purê de batatas com raspas de limão e manga grelhada. Os concentrados Lorenzo (13 anos, que já é apontado como um dos favoritos) e Lívia (11 anos) também tiveram os pratos bastante elogiados pela criatividade. 

Mas foi a sorridente Sofia (12 anos) quem levou a melhor no primeiro desafio da Caixa Misteriosa. Ela preparou um Papilote de namorado com batata rosti - uma receita suíça na qual o tubérculo é ralado e frito. Mesmo sem gostar de manga, ela usou a fruta junto com a banana da terra na farofa como acompahamento. "Eu não curto manga, mas fiquei com medo da farofa ficar muito seca, já que a banana não é tão molhada", explicou aos jurados. Sábia decisão! Assim, Sofia, Lorenzo, Lívia e Aisha ganharam imunidade na prova de eliminação e assistiram a performance dos colegas direto do mezanino, com direito a uma banana split para cada um de prêmio.

Aos que permaneceram na berlinda, a jurada Paola Carosella lançou o desafio de preparar empanadas, um típico salgado da Argentina, terra natal da chef. Mas para isso, claro, ela deu uma pequena aula de preparo da massa para os participantes. O prêmio para o vencedor do desafio seria dar o próprio nome à receita da empanada, que ganharia destaque no cardápio de um dos cafés de Paola em São Paulo.

Determinados, os pequenos bolaram recheios que fugiam do básico - como bacon com cebola e ameixa, ou frango desfiado com tomate e coentro, criado por Ivana (de 9 anos). Essa foi eleita a chorona do episódio: derramou um rio de lágrimas quando suas empanadas ficaram de tamanhos diferentes ao sair do forno e outro rio ao apresentá-las ao trio de jurados. Foi justamente a empanada clássica de Daphne (13 anos), de carne com azeitonas, que foi eleita a melhor da prova. 

Boa parte dos internautas comemorou a saída de Vivi. De fofa, ela passou a ser dramática e irritante. Insegura, atrapalhou o vizinho de bancada, Tomás, diversas vezes ao longo da prova e foi apelidada por ele de "atriz de novela mexicana". A massa da empanada dela acabou ficando muito grossa e seca. Foi o mesmo defeito do salgado preparado por Johnny. O descuido fez com que eles fossem eliminados do programa.

Em entrevista ao Portal da Band, após a eliminação, Johnny fez uma avaliação de sua breve participação: "Consegui aprender bastante com os nossos chefs, porque eles são uma espécie de professores para nós. Se eu pudesse voltar, eu faria um bife à parmegiana. Acho que teria dado muito certo".  Já Vivi disse que o maior presente foi trabalhar com os chefs: "Eles são muito diferentes na televisão. Achei que eles são um pouco maiores e um pouquinho mais bravos, na verdade", brincou. A atração teve mais de 200 mil menções no Twitter durante a transmissão.

Prévia

Vale a pena sintonizar a Band um pouco antes do horário do reality. É quando a terceira colocada da segunda edição da versão adulta do MasterChef Brasil, a fofa Jiang Pu, ataca como repórter. Conhecida por fazer pratos mirabolantes em pouquíssimo tempo, a chinesa lançou a brincadeira Missão Impossível, na qual desafia (e ensina) eliminados do episódio anterior a fazer um prato especial. 

Os desafiados na estreia do novo quadro foram Andrey (12 anos) e Piera (11), que precisaram "invadir" a redação da equipe de jornalismo da Band para descobrir o prato favorito de Ricardo Boechat - âncora do Jornal da Band - e prepará-lo para o jornalista. O trio preparou um Papilote de tilápia com temperos orientais e arrancou elogios do jornalista. Ainda sem falar um português perfeito, Jiang mostrou toda desenvoltura com os garotos e o quadro acabou virando uma grata surpresa desta nova edição.

Nos estúdios do Prévia MasterChef, a apresentadora Marina Machado entrevistou Izabel Alvares, vencedora da segunda edição do reality da Band. A carioca contou estar trabalhando para um grande chef numa rede de hotéis e que se prepara para começar as aulas na Le Cordon Bleu, em Paris. O curso de gastronomia foi um dos prêmios do programa. "Tenho que aprender um pouco de francês antes", destacou.  

Terceiro episódio

Na próxima terça-feira, as crianças serão divididas em equipes e vão preparar um lanche para todo o público de um circo. O vencedor do reality ganha uma viagem para a Disney com cinco acompanhantes, um vale-compras de R$ 1 mil mensais em supermercado por um ano e um curso de gastronomia. 

O MasterChef Brasil Júnior vai ao ar às 22h30 (horário do Recife), na Band, ou às 21h30 no aplicativo da emissora para smartphones.


MAIS SOBRE MEXERICO