Mexerico

Misticismo brasileiro é tema de série que estreia hoje na tv paga

'Santo forte', que vai ao ar pelo AXN, também aborda o dia a dia dos cariocas. O protagonista é Vinícius de Oliveira, o garoto de 'Central do Brasil'

Carolina Braga

Vinícius de Oliveira faz o papel de João da Cruz Forte, taxista sensitivo que ajuda passageiros

Lá se vão 17 anos desde que Vinícius de Oliveira despontou na telona ao lado de Fernanda Montenegro em 'Central do Brasil' (1998), dirigido pelo cineasta Walter Salles. Neste domingo, às 21h, o ator, de 30 anos, estreia como protagonista de 'Santo forte', a primeira série nacional produzida pelo canal AXN. É uma experiência totalmente diferente na carreira do coadjuvante nos filmes Assalto ao Banco Central (2011), dirigido por Marcos Paulo, e Linha de passe (2008), também de Walter Sales.


Escolhido entre 40 atores para o papel de João da Cruz Forte, Vinícius viverá um taxista carioca que tem o corpo fechado. De cada passageiro, ele faz um “raio-x” involuntário e toma para si a obrigação de ajudá-lo a resolver problemas. A trama será contada em 13 episódios de 60 minutos.

O elenco de Santo forte reúne Laila Garin (no papel da mulher do protagonista), Thiago Justino, Cassiano Carneiro, Tamara Taxman, José Araújo, Cacá Ottoni e Davi Maia. Para Vinícius, o desafio de compor João não esteve, propriamente, na carga emocional. Foi de ordem mais prática: “Dirigir táxi”, brinca ele.

A produção busca fugir dos clichês que cercam o Rio de Janeiro, apostando em fotografia mais “quente” e montagem acelerada. “A série tem dramaturgia forte, com elementos brasileiros e uma abordagem da religião”, detalha Roberto d’Avila, diretor-geral do projeto e da Moonshot Pictures.

O objetivo de Roberto é investir em narrativas brasileiras que atendam à expectativa do telespectador habituado ao ritmo das produções norte-americanas. “Não é uma série contemplativa. Ela está muito conectada ao universo do protagonista. João tem a missão de ajudar as pessoas”, completa o diretor.

TREINAMENTO
A produtora Moonshot Pictures é responsável pelas séries Sessão de terapia, Cozinheiros em ação, 9mm: São Paulo e Brazil’s next top model exibidas em canais pagos. “O mercado está evoluindo e quantidade faz a qualidade. Não é um processo mágico, mas de treinamento mesmo”, reforça Roberto. A empresa atua no segmento desde 2001, antes de a chamada Lei da TV Paga entrar em vigor e incentivar o setor.

“Algumas pessoas ainda desconfiam dos produtos feitos em nosso país. Por outro lado, todo mundo quer se ver refletido na tela. O que está quebrando o preconceito é o fato de o personagem brasileiro ser abordado com um código narrativo internacional, em histórias cujo andamento engaja o espectador”, conclui Roberto d’Avila.