Mexerico

Contém spoiler: Confira as melhores teorias sobre o último episódio de 'Game of thrones'

Assistiu ao décimo episódio da série? Talvez nem tudo esteja perdido

Adriana Izel

Jon Snow se tornou um dos personagens mais importantes na quinta temporada
A quinta temporada de Game of thrones esteve rodeada de polêmicas. E, claro, não seria diferente no último episódio exibido no domingo (14/6) pela HBO. O décimo capítulo, que encerrou à quinta sequência, deixou vários arcos abertos em relação aos personagens principais, o que deixa os fãs ansiosos para o ano que vem, quando a série deve voltar à telinha em abril.


Entre as histórias não finalizadas está a possível morte de Jon Snow (Kit Harington), o atual comandante da Patrulha da Noite, após um motim organizado por seus companheiros, que se sentiam traídos com a chegada dos selvagens à Muralha.

A cena não deixa claro se Jon Snow realmente morreu e, como é Game of thrones, tudo pode acontecer. Muita gente acredita que esse não será o fim do personagem.

Confira as melhores teorias sobre o fato

1. O motim contra Jon Snow está no último livro publicado por George R.R. Martin, A dança dos dragões (2011). A diferença é que, na obra, o personagem fala o nome de Fantasma, seu lobo de estimação, antes do fim do capítulo.

Esse fato despertou a ideia nos leitores de que Jon Snow poderia sobreviver ao entrar no corpo do animal, por meio de um vínculo chamado warg, assim como Bran Stark (Isaac Hempstead-Wright) fez com Verão e até Hodor (Kristian Nairn) na temporada anterior.

2. A chegada de Melisandre (Carine van Houten) à Muralha pode indicar que a feiticeira voltou por acreditar que, ao invés de Stannis Baratheon (Stephen Dillane), é Jon Snow o possível salvador, o chamado Azor Ahai. Sendo assim, ela seria responsável por reviver o personagem, como fez o sacerdote vermelho Thoros de Myr quando ressucitou seu mestre Beric.

Mas o que é Azor Ahai? É o nome de um herói lendário que durante o período classificado como Longa Noite enfrentou os outros e trouxe a luz de volta a Westeros. A profecia, segundo Melisandre, é que depois de um longo verão, quando a estrela vermelha sangrar, o Azor Ahai renascido surgirá.

A príncipio ela pensou que Stannis fosse o Azor Ahai. No entanto, há dois outros fortes candidatos: Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) e o Jon Snow, esse último baseado na especulação de que o personagem é filho de Lyanna Stark com Rhaeger Targaryen, ao invés de ser um bastardo de Ned Stark (Sean Bean).

3. Como a cena termina sem deixar claro se o personagem morreu, ele poderia receber a ajuda de alguém, que poderia tratar de suas feridas.

Independentemente disso, alguns indícios apontam que esse não deve ser o adeus do personagem. Para começar, o ator foi anunciado no pacote de renovações contratuais por mais duas temporadas. A informação foi divulgada em 30 de outubro de 2014 ao lado de nomes como Lena Headey (Cersei Lannister), Emilia Clarke, Peter Dinklage (Tyrion Lannister) e Nikolaj Coster-Waldau (Jaime Lannister).

Além disso, Jon Snow é o personagem de uma das teorias mais populares: a de que ele seria filho de Lyanna Stark com Raegar Targaryen. Logo, o herdeiro legítimo do Trono de Ferro de Westeros. Ainda o Azor Ahai e uma das cabeças do dragão.

O jeito é esperar o retorno da série em 2016. Até lá, Martin poderá dar pistas se lançar o livro The winds of winter. Ou então estarão todos os fãs da trama em pé de igualdade (tantos os leitores dos livros, quanto àqueles que assistem apenas a série televisiva): sem qualquer informação.



Kit Harington dá pistas sobre a série

O futuro do personagem Jon Snow em Game of thrones é uma das indagações em relação ao décimo episódio da quinta temporada da série, que foi ao ar no domingo (14/6). O ator Kit Harington, que dá vida ao personagem, revelou alguns detalhes em uma entrevista ao site EW.

À publicação, o astro da série disse que não voltará para a sexta temporada. "Eu fui avisado de que morri. Estou morto. Não estarei de volta na próxima temporada. É tudo que posso dizer, de verdade", afirmou ao ser indagado sobre o destino do personagem.

Apesar disso, a internet borbulha de teorias em relação ao personagem, já que George R.R. Martin (autor da saga As crônicas de gelo e fogo) teria dito que haveria uma possibilidade do personagem não ter morrido nos livros.