Mexerico

Cineasta Hilton Lacerda, de 'Tatuagem', investe na TV com 'Conto que vejo'

Produção ambientada na cidade de Triunfo, interior de Pernambuco, adaptará textos de escritores pernambucanos

Fernanda Guerra

Cineasta Hilton Lacerda
O cineasta Hilton Lacerda acompanha um fenômeno mundial. Assim como o cinema internacional, com expoentes como Woody Allen e M. Night Shyamalan produzindo para televisão, ele se firma na lista de cineastas que enxergam o momento propício para a criação da telinha. O diretor dos filmes 'Tatuagem' e 'Cartola' concilia os projetos com produções de ficção e documentários para televisão.


“A ideia é que a gente tenha uma repercussão maior na televisão. Queremos que haja um impacto tão grande quanto o cinema pernambucano está tendo”, torce o diretor. 'Conto que vejo', desenvolvido pela Rec Produtores, é o projeto com processo mais avançado. O episódio piloto foi gravado em Triunfo, Sertão do estado, onde a série será rodada a partir de novembro.

Os cinco capítulos da produção são adaptações de contos literários dos escritores nordestinos Sidney Rocha, Ronaldo Correia de Brito, Hermilo Borba Filho e José Carlos Viana, além de um do próprio Hilton.

A série será transmitida no Canal Brasil, ainda sem previsão. A posição geográfica e o clima do município foram fatores que influenciaram na escolha por Triunfo. “As locações são importantes para a narrativa da trama. Triunfo é uma cidade agregadora, pequena, com castelos absurdos e casarões. Ela tem um pouco do imaginário da série”, analisa Hilton. Em agosto, a produção definirá o elenco e locais de onde serão filmados.

“Neste primeiro momento, queremos uma liberdade maior para se impor como linguagem, e não ficar diluído numa grade de uma emissora”, afirma. O diretor também fazia parte do projeto de adaptação para série do longa-metragem 'Bruna Surfistinha', mas se afastou da produção que será exibida na Fox.

O cineasta lidera o Núcleo Criativo da produtora Polo Imagem, que desenvolve sete séries: 'Lama dos dias', 'Chão de estrelas', 'Sujeitos', 'Pele de cordeiro', 'Mulheres de 30' e as animações 'O amuleto mágico' e 'O pavão misterioso. Além da produção para tevê, o longa-metragem 'Big jato', com roteiro dele e direção de Claudio Assis, está em processo de finalização. Também trabalha no próximo longa-metragem, intitulado 'Fim de festa', que deve ser dirigido por ele com o gancho na Quarta-feira de cinzas.