Alexandre Nero fala sobre protagonista de 'Império': ''não é roubar a cena''

Ator que dá vida ao Comendador em nova novela das 21h garante que o personagem principal ''muitas vezes é o que menos faz gol'', e revela que não encara papel ''com esse peso todo''

20/07/2014 15:42

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Alex Carvalho/Globo
Nero revela caminhos que percorreu para dar vida a José Alfredo, o protagonista de 'Império' (foto: Alex Carvalho/Globo )
Em 'Império', Alexandre Nero entra em cartaz no horário nobre bem diferente do mau-caráter que viveu em 'Além do horizonte', novela das sete da Globo que terminou em 2 de maio. Na pele de José Alfredo, o Comendador, ele mostrará uma nova faceta na TV, com direito a uma roupagem bem distante da sua realidade. A novela estreia nesta segunda-feira, 21, substituindo 'Em família. O texto é de Aguinaldo Silva, com direção geral de Pedro Vasconcelos e André Felipe Binder e de núcleo de Rogério Gomes.

O personagem de Alexandre Nero é um homem de 50 anos, de origem humilde, que constrói um império após uma frustração amorosa. Nero passou por um processo de caracterização e construção que o tornaram uma espécie de “poderoso chefão brasileiro”. José Alfredo é o primeiro protagonista do ator na Globo, onde estreou em 2008 na novela 'A favorita' e, de lá para cá, vem galgando seu lugar ao sol.

 

O caminho que Nero percorreu foi o de dar o melhor de si a cada oportunidade. Com Aguinaldo Silva ele brilhou na pele do motorista Baltazar em 'Fina estampa' (2011). No entanto, o ator confidencia que chegou a acreditar que os boatos de que seria o “mocinho” de 'Império' eram mentira.

Mesmo tendo de emendar um trabalho no outro, ele afirma que conseguiu ter o tempo necessário para lapidar essa pedra bruta que é José Alfredo. O personagem é um pai de família, multimilionário, que construiu seu império por meios ilícitos. “Ele consegue com o poder muitas coisas que não tinha. O pensamento do José Alfredo é muito simples. Ele dá valor ao dinheiro porque as pessoas dão”, adianta Nero.

 

O Comendador tem três filhos, frutos do casamento com Maria Marta (Lília Cabral): José Pedro (Caio Blat), Maria Clara (Andreia Horta) e João Lucas (Daniel Rocha). Logo depois ele descobrirá que do grande amor que viveu na juventude teve mais uma herdeira, Cristina (Leandra Leal).

Alex Carvalho/Globo
Maria Marta (Lilia Cabral) e José Alfredo (Nero) ficaram milionários com o comércio de pedras preciosas (foto: Alex Carvalho/Globo )
Três perguntas para Alexandre Nero, ator

Você desejava ser protagonista? Buscava uma oportunidade como esta?
Não era algo que eu almejava. Não vejo o protagonista com esse peso todo. Hoje, uma novela é bem diferente do que era antigamente. Sou o protagonista porque a novela se chama Império e traz a história de uma rede de lojas Império. A partir daí, as histórias começam a se desenrolar. Essa coisa de ser protagonista não é roubar a cena. Muitas vezes, o protagonista é o que menos faz gol. Ele está ali mais para jogar no meio-campo, passando a bola para quem vai fazer o gol.

Como foi o processo de caracterização para chegar neste homem que é mais velho do que você?
Existem uns truques para aumentar a idade que a gente está fazendo, mas eu não vou revelar. Tem um branco a mais no cabelo, um peso que o personagem carrega nas costas, e a maneira como ele anda. Tenho de tomar cuidado porque isso foi bastante pensado pela nossa equipe. Como a gente iria fazer esse cara, que é pai dessas pessoas com tais idades? Primeiro, é necessário lembrar que eu não sou criança. Tenho 44 anos e esse personagem tem 50 anos. A diferença é muito pequena.

Mas vocês são muito diferentes? Você tem medo de envelhecer? Como encara a passagem dos anos?
Sou um cara contemporâneo. Sou um artista, me visto de um jeito que esse cara jamais iria se vestir. Tenho tatuagem. Sou jovial, um jovem senhor. Ele é mais tradicional. Porém, a gente não pode pensar que ainda hoje um homem de 50 anos é como era o meu pai quando tinha 50 anos. Um senhor, um avô... O Papinha (Rogério Gomes, diretor da novela) tem 60 anos, é jovem, é surfista. Hoje, um homem de 50 anos é um homem bem cuidado. O José Alfredo é um cara forte. Tivemos que pensar nisso. Um cara que passe a idade que tem, mas que tenha muita força. Adoro ter cabelo branco, olheira, ruga etc. Não tenho problema algum com isso.

MAIS SOBRE MEXERICO